Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4016
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O beneficio de prestação continuada na escola e a atuação do serviço social: desvelando a prática profissional
metadata.dc.creator: Ferreira, Taiane da Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: Goin, Mariléia
metadata.dc.contributor.referee1: Pessôa, Elisângela Maia
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os processos históricos que vêm sendo construídos na educação Brasileira, até chegar à educação inclusiva para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Apresenta a trajetória do Benefício de Prestação Continuada na Escola no Brasil, considerando que se constitui pela conquista das pessoas com necessidades especiais no enfrentamento das expressões da questão social, compreendendo que as transformações sócio-econômicas e políticas do país incidem diretamente na inclusão ou exclusão destes sujeitos. Neste sentido, objetiva analisar o Benefício de Prestação Continuada na Escola como forma de acesso e garantia de direitos das crianças e adolescentes com necessidades especiais, a fim de identificar como seu acompanhamento se efetiva no Município de São Borja, mais precisamente no CRAS Centro. Metodologicamente, utiliza-se do método crítico-dialético e apresenta revisão bibliográfica e pesquisa documental, a partir das produções do estágio supervisionado em Serviço Social I e II, realizado no CRAS Centro de São Borja. Com base nisso, expõe a experiência e as contradições evidenciadas à partir das situações encontradas durante as visitas domiciliares realizadas na aplicação do projeto de intervenção, de circunstâncias visionadas no âmbito das dependências do CRAS nos momentos da procura pelo BPC na Escola no referido município, bem como apresenta a inserção do profissional Assistente Social neste processo e os desafios da intervenção, contribuindo para a compreensão teórico-metodológica da profissão.
Abstract: This Work Completion Course presents the historical processes that have been built in the Brazilian education, inclusive education to reach for Persons with Special Educational Needs. Presents the trajectory of the Continuous Cash Benefit School in Brazil, considering that it is the conquest of people with special needs in responding to expressions of social issues, including the socio-economic transformations and the country's policies directly affect the inclusion or exclusion of these subjects. In this sense, aims to analyze the Benefit of staying in school as a way to access and guarantee the rights of children and adolescents with special needs in order to identify how their monitoring is effective in São Borja, more precisely in the RCFSA Center. Methodologically, we use the critical-dialectical method and presents a literature review and documentary research, from the productions of supervised training in Social Work I and II, held in Downtown San Borja RCFSA. On this basis, the experience and exposes the contradictions evident from the situations encountered during home visits in the implementation of the project intervention, the circumstances envisioned in CRAS of the dependencies in the moments of the search for BPC School in that city, as well shows how the inclusion of the professional social worker in this process and challenges of intervention, contributing to the theoretical and methodological understanding of the profession.
Keywords: Educação inclusiva
Educação
Brasil
Serviço Social
Inclusive Education
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: FERREIRA, Taiane da Luz. O beneficio de prestação continuada na escola e a atuação do serviço social: desvelando a prática profissional. 2012. 60 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4016
Issue Date: 18-Jan-2012
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Taiane da Luz Ferreira 2012.pdf3,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.