Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4014
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O trabalho do assistente social na Comunidade Terapêutica Espírita Chico Xavier e a contribuição do grupo apoio fraterno no fortalecimento dos vínculos familiares
Autor(es): Fraga, Daniela
Primeiro Orientador: Fonseca, Laura Regina da Silva Câmara Maurício da
1° Membro da banca: Silva, Jocenir de Oliveira
Resumo: O presente Trabalho Final de Graduação – TFG - aborda o relatório teórico prático vivenciado no estágio curricular obrigatório do curso de Serviço Social, no período de setembro de 2010 a julho de 2011, o qual foi realizado na Comunidade Terapêutica Espírita Chico Xavier. Neste trabalho primeiramente busca-se discutir a saúde de um modo geral com ênfase à saúde mental e dentro desta, a problemática da dependência química a qual não possui uma única causa, motivo ou explicação, mas sim engloba um conjunto de fatores biopsicossocial. Levando-se em consideração ser a saúde uma das áreas que mais emprega profissionais do Serviço Social, segundo a pesquisa realizada pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) em 2005, este trabalho traz um breve histórico da inserção do profissional na saúde, dando visibilidade ao trabalho do mesmo na saúde mental. Também é explanado o surgimento das Comunidades Terapêuticas em especial a Comunidade Terapêutica Espírita Chico Xavier, as quais segundo a regulamentação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passam a reconhecer a necessidade do profissional Assistente Social na equipe básica de atendimento ao usuário dependente de uma determinada substância psicoativa. Para finalizar, é explanado o projeto de intervenção “Grupo de mútua ajuda Apoio Fraterno” desenvolvido com as famílias dos usuários da Comunidade Terapêutica Espírita Chico Xavier, no período de março de 2011 a julho de 2011, sendo abordada a co-dependência que os familiares desenvolvem, e levando-se em consideração o principio de integralidade presente na Lei 8.080 que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) e que norteou a elaboração deste projeto de intervenção.
Abstract: Este Trabajo Final de Postgrado - Gobierno Federal de Transición - el informe se refiere a programas de capacitación teórica y práctica con experiencia en el curso de Servicio Social obligatorio para el período septiembre 2010 - julio 2011, que se celebró en la Comunidad Terapéutica Espírita Chico Xavier. En este trabajo, primero trató de hablar sobre la salud de la general, con énfasis en la salud mental y dentro de esto, el problema de la dependencia química que no tiene una causa única razón o explicación, sino que abarca una serie de factores biopsicosociales. Teniendo en cuenta la salud es un área que cuenta con obras de servicio social más, según una investigación llevada a cabo por CFESS (Consejo Federal de Servicio Social)en 2005, este artículo presenta una breve historia de la inserción del profesional de la salud, dando visibilidad el mismo trabajo ensalud mental. También se explica la aparición de las Comunidades Terapéuticas de la Comunidad Terapéutica, en particular, el Xavier Espírita Chico, que de acuerdo a las regulaciones de la ANVISA (Agencia Nacional de Vigilancia) en el año 2001 se requiere la presencia de personal de trabajo social en el servicio al cliente básica depende de una de sustancias psicoactivas. Por último, se explicó el proyecto de intervención "Grupo de Apoyo de la ayuda mutua fraterna", desarrollado con las familias de los usuarios de la Comunidad Terapéutica Espírita Chico Xavier, desde marzo 2011 hasta julio 2011 y se dirigió a los miembros de la familia co-dependiente desarrollo, y teniendo en cuenta el principio de exhaustividad en la actual Ley de 8080 que regula el Sistema Nacional de Salud (SUS) y guió el desarrollo de este proyecto de intervención.
Palavras-chave: Saúde Mental
Viciados em drogas
Serviço Social
Trabalho qualificado
Salud mental
Drogadictos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: FRAGA, Daniela. O trabalho do assistente social na Comunidade Terapêutica Espírita Chico Xavier e a contribuição do grupo apoio fraterno no fortalecimento dos vínculos familiares. 2012. 73 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4014
Data do documento: 17-Jan-2012
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Fraga 2012.pdf468.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.