Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4001
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Modelo de negócios para uma agência organizadora de eventos esportivos: o caso da Dezesseis Sports
metadata.dc.creator: Santos, Leonardo Rodrigues dos Santos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fischer, Vanessa Eliza
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Francielle de
metadata.dc.contributor.referee2: Severo, Patrícia Schneider
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca propor um modelo de negócios para uma agência organizadora de eventos esportivos voltados para o município de Jaguarão e região. O projeto visa discutir o cenário de eventos esportivos da cidade, considerando que a mesma não apresenta nenhum tipo de serviço direcionado para a realização de eventos esportivos. Portanto, são vistos os passos da criação deste modelo, utilizando a ferramenta CANVAS disponibilizada em modo online pelo SEBRAE que dispõe dos itens para reflexão e planejamento. Em relação ao tipo de pesquisa utilizou-se a qualitativa, de natureza aplicada, pesquisa exploratória, documental e análise de exemplos. Portanto, ao longo do estudo notou-se a oportunidade que existe em fomentar novos esportes e aumentar o nível de planejamento e gestão dos eventos esportivos já existentes, a fim, de provocar maior interesse de municípios vizinhos e da própria comunidade a participar desses eventos. O projeto deixa em aberto alguns questionamentos e possibilidades para temas futuros, com fins de complemento da obra, como por exemplo, desenvolvimento de um plano de negócios.
Abstract: The present project intends to develop a business model for a Sports Event Agency located in the municipal district of Jaguarão. The project seeks to discuss the scene of sporting events in the city. It considers the fact that the city does not have any company specialized on organization of sporting events. Therefore, the steps used on the creation of this model had the intention of present items for reflection and planning, thus the CANVAS tool provided online by SEBRAE was used to develop the business model. During the research, it was possible to notice that there is an opportunity to expand new sports events and to increase the planning level and administration of those which already exist. That would provoke an even bigger interest in the cities districts close by Jaguarão as well as in its own community, motivating them to participate on those events. The project stimulates people to question, meanwhile creates possibilities for future studies, focusing on the complement of work, such as the development a business plan, for example.
Keywords: Turismo
Eventos Esportivos
CANVAS – SEBRAE
Jaguarão, RS
Tourism
Events Sports
CANVAS-SEBRAE
Jaguarão, RS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: SANTOS, Leonardo Rodrigues dos Santos dos. Modelo de negócios para uma agência organizadora de eventos esportivos: o caso da Dezesseis Sports. 47p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4001
Issue Date: 3-Jul-2018
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão do Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeonardoRodriguesdosSantosdosSantos2018.pdfLeonardo Rodrigues dos Santos dos Santos 20181,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.