???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3956
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.creatorAndriguetto, Carla Renati-
dc.date.accessioned2019-05-09T13:47:48Z-
dc.date.available2019-05-07-
dc.date.available2019-05-09T13:47:48Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.citationANDRIGUETTO, Carla Renati. Os usos matemáticos por crianças de uma turma de pré-escola de Campo Novo/RS. 109p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3956-
dc.description.abstractThis Critical-Reflective Report is the result of an applied research that approaches the mathematical uses in a Preschool Class. The investigative questions were: What are the mathematical uses of a Pre-Kindergarten Class of 4-year-old children? How do school mathematical uses approximate other non-school experiences? The research was done in a Pre-Kindergarten Class, of a public school in Campo Novo / RS, with 20 children of 4 years old. The procedures were the observation, the planning and the experience of an Intervention Project. The theoretical references were based on Lorenzato (2006), D'Ambrosio (2011), Wittgenstein (1979), DCNEI (2009), BNCC (2017) and others. The analyzed materials considered the different mathematical uses, grouping the speeches and the photos that came closest, separating into three groups: "Mathematical uses in the classroom: the Market", "Mathematical uses outside the classroom: the walks" and "Mathematical uses with the Family". The analysis showed that the children interacted, playing with their classmates, using their previous knowledge, the non-school knowledge, which involved mathematical language, such as the idea of classification, comparison of products, the understanding of number (numeral and quantity), value and operations. This knowledge was used in the classroom, expanding theirs uses, in the bar code talk, packaging exploration, market shopping, calculator and cash machine operation. The results show that mathematical uses in various contexts, in the classroom, in the market and in the family are inserted without different language games, but that the rules are known and respected by the players.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLinguagem Matemáticapt_BR
dc.subjectPré-Escolapt_BR
dc.subjectKindergarten Classpt_BR
dc.subjectMathematical Languagept_BR
dc.subjectPreschoolpt_BR
dc.titleOs usos matemáticos por crianças de uma turma de pré-escola de Campo Novo/RSpt_BR
dc.typeRelatório Crítico-Reflexivopt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Juliana Brandão-
dc.contributor.referee2Pereira, Rachel Freitas-
dc.contributor.referee3Alves, Antônio Maurício Medeiros-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa aplicada que aborda os usos matemáticos em uma turma de pré-escola. As questões investigativas foram: Quais os usos matemáticos de uma turma de Educação Infantil, de crianças de 4 anos de idade? Como os usos matemáticos escolares se aproximam de outras vivências não escolares? A pesquisa foi realizada em uma turma de Educação Infantil, de uma escola pública de Campo Novo/RS, com 20 crianças de 4 anos de idade. Os procedimentos foram a observação, o planejamento e a vivência de um Projeto de Intervenção. Os referenciais teóricos se basearam em Lorenzato (2006), Barbosa (2009), Ferro (2016), Wittgenstein (1979) e outros. Os materiais analisados consideraram os diferentes usos matemáticos, agrupando as falas e as fotos que mais se aproximavam, separando em três grupos: “Os usos matemáticos na sala de aula: o Mercado”, “Os usos matemáticos fora da sala de aula: os passeios” e “Os usos matemáticos com a família”. As análises apontam que as crianças interagiram, brincando com os colegas, usando os seus conhecimentos prévios, os conhecimentos ditos não escolares, que envolviam a linguagem Matemática, como a ideia de classificação, comparação de produtos, o entendimento de número (numeral e quantidade), valor e operações. Estes conhecimentos foram usados em sala de aula, ampliando os seus usos, na conversa sobre código de barras, na exploração das embalagens, nas compras no mercado, na exploração da calculadora e da máquina registradora. Os resultados mostram que os usos matemáticos em diversos contextos, na sala de aula, no mercado e na família estão inseridos em jogos de linguagens diferentes, mas que as regras são conhecidas e respeitadas pelos jogadores.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Carla RenatiAndriguetto.pdfCarla Renati Andriguetto 20192.11 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???