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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação processual pela metodologia IBSE (Inquiry Based Science Education) na formação ecocidadã: contribuições para o ensino de ciências
metadata.dc.creator: Ceschini, Mayra da Silva Cutruneo
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Diana Paula Salomão de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Diana Paula Salomão de
metadata.dc.contributor.referee2: Lindemann, Renata Hernandez
metadata.dc.contributor.referee3: Scheid, Neusa Maria John
metadata.dc.contributor.referee4: Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou implementar e avaliar uma intervenção pedagógica, utilizando o método de ensino IBSE, (Inquiry Based Science Education), para promover processos de ensino-aprendizagem significativa crítica em educação ambiental para a formação ecocidadã de estudantes de uma turma de 2º ano de Ensino Médio, da E.E.E.M. João Pedro Nunes, no município de São Gabriel-RS. A escola conta com um público heterogêneo, um espaço muito amplo e poucos funcionários para a manutenção. Os alunos não possuem bons hábitos de preservação do ambiente escolar, não têm preocupação com a conservação dos espaços; jogam lixo no chão, não conservam, sequer, as salas de aula limpas. Esse comportamento denota não só a “falta de educação” ambiental dos alunos, mas também a falta de uma educação para a cidadania, uma educação em valores cidadãos. A partir desse problema, surge a questão, como levar o educando a perceber que suas ações afetam o meio e a conscientizar-se sobre o impacto socioambiental de seus atos? Possivelmente, por meio de processos críticos e transformadores de educação ambiental, justificando esta pesquisa, que teve caráter exploratório e uma abordagem qualitativa. A intervenção pedagógica foi avaliada por meio de rubricas e analisada à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e dos princípios para emancipação. A maioria dos estudantes alcançou a aprendizagem significativa crítica pretendida, desenvolvendo o pensamento ingênuo em consciência crítica e, assim, não estando mais subjugados pela cultura na qual estão inseridos e conseguindo aplicar os conhecimentos construídos em outras ocasiões. Além disso, os alunos passaram a estabelecer novas formas de relação com o meio, tendo agora condições de atuar para transformar, através de ações ecocidadãs. Todas as atividades executadas, bem como os planos de aula e as rubricas estão disponíveis a outros profissionais da educação em um site, elaborado e apresentado como produção educacional vinculada a essa dissertação.
Abstract: This research aimed to implement and evaluate a pedagogical intervention using the IBSE teaching method (Inquiry Based Science Education), to promote critical teaching-learning processes in environmental education for the eco-citizen formation of students from EEEM Joao Pedro Nunes, in the county of São Gabriel-RS. The school has a heterogeneous public, a very large space and few employees for maintenance. The students do not have good habits of preservation of the school environment, they do not have concern with the conservation of the spaces; throw trash on the floor, do not even keep the classrooms clean. This behavior denotes not only the environmental "lack of education" of the students, but also the lack of an education for citizenship, an education in citizens' values. From this problem, the question arises, how to lead the student to perceive that his actions affect the environment and to become aware of the socio-environmental impact of his actions? Possibly, through critical and transformative processes of environmental education, justifying this research, which had an exploratory character and a qualitative approach. The pedagogical intervention was evaluated through rubrics and analyzed in light of the Critical Significant Learning Theory and the principles for emancipation. Most students have achieved meaningful critical learning by developing naive thinking in critical awareness and thus no longer being overwhelmed by the culture in which they are inserted and managing to apply the knowledge built on other occasions. In addition, students began to establish new ways of relationship with the environment, and now have the conditions to act to transform, through eco-citizens actions. All the activities carried out, as well as the lesson plans and rubrics are available to other education professionals in one site, elaborated and presented as educational production linked to this dissertation.
Keywords: Intervenção pedagógica
Ecocidadania
Educação ambiental
Aprendizagem significativa crítica
Emancipação
Pedagogical intervention
Ecocitizenship
Environmental education
Significant critical learning
Emancipation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: CESCHINI, Mayra da Silva Cutruneo. Avaliação processual pela metodologia IBSE (Inquiry Based Science Education) na formação ecocidadã: contribuições para o ensino de ciências.220 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3949
Issue Date: 19-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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