Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3948
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sequência de atividades para o ensino de energia e suas transformações, baseada em princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica
metadata.dc.creator: Oliveira, Marília Britto Corrêa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucchese, Márcia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Lucchese, Márcia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Damasio, Felipe
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Diana Paula Salomão de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste da elaboração, implementação e avaliação de uma sequência de atividades sobre Energia e suas Transformações, em que foram abordados os seguintes conceitos: energia, transformação de energia, consumo de energia elétrica e algumas fontes de energia renováveis e não renováveis. Teve como objetivo compreender o ensino e aprendizado sobre energia e suas transformações de forma contextualizada, em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Alegrete. As atividades foram planejadas, desenvolvidas e executadas segundo a teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, levando em consideração a aprendizagem significativa. A sequência de atividades levou em consideração os diferentes saberes dos alunos; aborda a importância de planejar atividades em séries, colocá-las em uma sequência significativa para os alunos; e é composta de experimentos, simulações e um jogo didático, visando a proporcionar o acesso ao conhecimento de uma forma agradável e divertida, permitindo associar o aprendizado ao prazer. Neste sentido, este trabalho visou analisar se estas atividades, na forma como foram apresentadas, realmente facilitaram o aprendizado do tema, buscando junto ao referencial teórico os indícios de aprendizagem crítica pelos alunos. A avaliação do trabalho foi qualitativa e feita através de rubricas pedagógicas. Destaca-se que houve motivação e participação dos alunos nas atividades propostas, verificou-se uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, mostrando alunos ativos, capazes de negociar significados, propondo questionamentos e argumentando sobre os conteúdos por meio das diversas atividades. Os resultados evidenciam que houve um indício de aprendizagem significativa crítica. Essa análise foi embasada nos objetivos de ensino-aprendizagem baseados nos onze princípios facilitadores propostos, que foram buscados com a aplicação da sequência de atividades. Os alunos demonstraram reconhecer o conceito de energia, assim como as relações entre as energias, foram capazes de entender as transformações sofridas pela energia e demonstrar habilidades para efetuar o cálculo do consumo de energia elétrica.
Abstract: This work consists of elaborating, implementing and evaluating a sequence of activities on energy and its transformations, in which were addressed the concepts of energy, energy transformation, electric energy consumption and some sources of renewable and non-renewable energy. It aimed to understand the processes of teaching and learning about energy and its transformations in a 3rd grade group from a public school in Alegrete. Activities were designed, developed and performed in accordance with the Critical Significant Learning Theory (CSLT). The sequence of activities took in consideration, considered several types of students’ knowledge; It approaches the importance of planning serial activities, put it in a significant sequence to the students; and it is composed of experiments, simulations and a didactic game, aiming to provide the access to knowledge in a pleasant and funny way, allowing to associate learning with amusement. This way, this paper aimed to analyze if the activities, in the way they were presented, really smooth learning the subject, sear simulations and a didactic game with the purpose of providing access to knowledge in a pleasant and an enjoyable way. This way, it makes possible students to connect learning to satisfaction, turning easier the learning process. The evaluation of the work was qualitative, and it was carried out through rubrics. During the activities, it was observed that the students were motivated. The teaching and learning processes improved, and the students became more involved in the classroom activities. They were able to negotiate meanings, elaborate questions and discuss about the contents. The results show that the learning purposes based on the eleven facilitating principles were achieved with the application of the sequence of activities. The students were able to recognize the concept of energy and the relation among energies. Moreover, they understood the transformations suffered by the energy and demonstrated skills to make the calculation of the consumption of electric energy.
Keywords: Energia
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem significativa crítica
Energy
Teaching- learning
Critical significant learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: OLIVEIRA, Marília Britto Corrêa de. Sequência de atividades para o ensino de energia e suas transformações, baseada em princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica.134 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3948
Issue Date: 12-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS Marilia Oliveira 2018.pdf3,1 MBAdobe PDFView/Open
Prod Edu Marilia Oliveira.pdf2,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.