???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3947
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.creatorSantos, Hélen Giorgis-
dc.date.accessioned2019-04-29T12:25:44Z-
dc.date.available2019-04-26-
dc.date.available2019-04-29T12:25:44Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Hélen Giorgis. OIlhas interdisciplinares de racionalidade e o ensino de ciências da natureza: construindo um ambiente de aprendizagem investigativo e interdisciplinar sobre a atividade leiteira. 93 f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3947-
dc.description.abstractThis research had the aim develop and evaluate the methodology of the Interdisciplinary Island of Rationality on the milk activity for students of the third year of High School of a State School in region of the Campanha Gaúcha, Rio Grande do Sul. Data were collected before, during and after the intervention didactic. These collections involved the application of low and high order cognitive skills questionnaires and portfolios as a way to obtain indicators of learning and the promotion of Scientific and Technological Literacy. An instrument was also used to identify the areas of knowledge present on the Island as a parameter to verify the effectiveness or not of interdisciplinarity. Regarding the analysis, the qualitative and quantitative approaches were used. The results showed significant gains in terms of learning and problem solving skills. The results also demonstrate that this initiative of innovation through the Islands has moved towards promoting the Scientific and Technological Literacy of the students. In addition, it was possible to confirm the effectiveness of interdisciplinarity, taking as parameters the different areas of knowledge identified by the students, as well as their articulation. As a product of this work, a proposal for interdisciplinary didactic intervention was developed, seeking to make available to teachers and educational institutions interested a theoretical and practical material to support the development of actions in the area of Natural Science Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino centrado no alunopt_BR
dc.subjectAlfabetização científica e tecnológicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectStudent-centered teachingpt_BR
dc.subjectScientific and technological literacypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.titleIlhas interdisciplinares de racionalidade e o ensino de ciências da natureza: construindo um ambiente de aprendizagem investigativo e interdisciplinar sobre a atividade leiteirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.contributor.referee2Pazinato, Maurícius Selvero-
dc.contributor.referee3Lucchese, Márcia Maria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade sobre a atividade leiteira para estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região da Campanha Gaúcha no Rio Grande do Sul. Foram coletados dados antes, durante e após a intervenção didática. Estas coletas envolveram a aplicação de questionários de baixa e alta ordem cognitiva e portfólios como forma de obter indicadores de aprendizagem e da promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica. Utilizou-se também um instrumento para identificar as áreas do conhecimento presente na Ilha como parâmetro para verificar a efetivação ou não da interdisciplinaridade. Quanto à análise, foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram ganhos significativos em termos de aprendizagem e habilidades para a solução de problemas. Os resultados também demonstram que esta iniciativa de inovação através das Ilhas caminhou no sentido de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica dos alunos. Além disso, foi possível confirmar a efetivação da interdisciplinaridade, tomando como parâmetros as diferentes áreas do conhecimento identificadas pelos estudantes, bem como a sua articulação. Como produto deste trabalho desenvolveu-se uma proposta de intervenção didática de caráter interdisciplinar, buscando disponibilizar aos professores e instituições de ensino interessadas, um material teórico-prático para apoiar o desenvolvimento de ações na área de Ensino de Ciências da Natureza.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Hélen Santos 2019.pdf2.41 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod. Edu. Hélen Santos 2019.pdf146.33 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???