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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de biologia celular e seus aspectos químicos segundo os princípios da teoria da flexibilidade cognitiva
metadata.dc.creator: Freitas, Daniéli de Cássia Portela de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Márcio Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Márcio Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Bulegon, Ana Marli
metadata.dc.contributor.referee3: Guadagnini, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee4: Casartelli, Maria Regina de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho descreve uma proposta de elaboração de sequência didática (SD) para o ensino de elementos de biologia celular e seus aspectos químicos mediado por tecnologias da informação e comunicação (TIC), seguindo os princípios da teoria da flexibilidade cognitiva (TFC). A célula é considerada unidade funcional já que cumpre com as funções vitais, como por exemplo, a respiração e a produção de energia. A química da célula é estudada pela Bioquímica um ramo da Biologia que estuda as estruturas, a organização e as transformações moleculares que ocorrem em nível molecular na célula. A conexão entre esses dois ramos da Ciência se dá em várias áreas da Biologia. No Ensino Médio, os aspectos químicos da biologia celular não são comumente abordados, e é o que esse trabalho se propõe. Para tanto, foi elaborada uma série de aulas (SD) e materiais didáticos digitais para dar suporte à SD. O material didático compreende um site (https://celula2017.weebly.com) , um canal de videoaulas no youtube, hipertextos, infográficos e perguntas denominadas “enigmas da ciência”. O público-alvo é composto por estudantes do primeiro semestre de agropecuária do Instituto Federal Sul-Riograndeense uma escola técnica da cidade de Bagé. Para verificar a eficiência da metodologia desenvolvida, análises quantitativas e qualitativas foram realizadas utilizando-se questionários fechados de múltipla escolha, aplicados antes e após a realização da SD. O método do ganho na aprendizagem de Hake foi utilizado para analisar a melhora na aprendizagem dos estudantes, obtendo-se um ganho normalizado de 30,80%, um resultado que aponta que as atividades de ensino são caracterizadas por um elevado engajamento interativo. Qualitativamente, as respostas aos enigmas da ciência, respondidos por uma pequena parcela dos estudantes, fornecem indícios de que é possível ensinar de forma flexível, pois observou-se em um dos extratos que o aluno conseguiu relacionar diferentes aspectos da biologia celular e da química para resolver problemas em contextos cotidiano.
Abstract: This work describes a proposal for the development of didactical sequence (SD) for the teaching of cellular biology elements and their chemical aspects mediated by information and communication technologies (ICT), following the principles of cognitive flexibility theory (TFC). The cell is considered a functional unit as it fulfills vital functions, such as breathing and energy production. The chemistry of the cell is studied by biochemistry, a branch of biology that studies the structures, organization, and molecular transformations that occur at the molecular level in the cell. The connection between these two branches of science occurs in several areas of biology. In high school, the chemical aspects of cellular biology are not commonly addressed, and this is what this work proposes. For that, a series of classes (SD) and digital didactic materials were developed to support SD. The didactic material includes a website (http: /celula2017.weebly.com), a channel on youtube, hypertexts, infographics and questions called "science puzzles". The target audience is composed of students from the second semester of agriculture of a technical school in the city of Bagé. To verify the efficiency of the developed methodology, quantitative and qualitative analyzes were performed using multiple choice closed questionnaires, applied before and after the SD. The learning gain method of Hake was used to analyze the improvement in student learning, obtaining a normalized gain of 30.80%, a result that indicates that the teaching activities are characterized by a good interactive engagement. Qualitatively, the answers to the enigmas of science, answered by a small portion of the students, provide indications that it is possible to teach in a flexible way, since it was observed in one of the excerpts that the student was able to relate different aspects of cellular biology and chemistry to problems in contexts daily.
Keywords: Ensino de ciências
Biologia celular
Teoria da flexibilidade cognitiva
Tecnologias da informação e comunicação
Science teaching
Cellular biology
Information and communication technologies
Theory of cognitive flexibility
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: FREITAS, Daniéli de Cássia Portela de Souza . Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de biologia celular e seus aspectos químicos segundo os princípios da teoria da flexibilidade cognitiva.131 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3942
Issue Date: 4-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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