Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3937
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Turismo na fronteira: gerenciamento público nos municípios do Chuí e Jaguarão no RS
Autor(es): Sena, Vanessa Saraiva
Primeiro Orientador: Severo, Patrícia Schneider
1° Membro da banca: Xavier, Thiago Reis
2° Membro da banca: Fischer, Vanessa Eliza
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral comparar a atuação dos gestores públicos de turismo nos municípios de Jaguarão e do Chuí, RS, Brasil, ao que se refere à gestão e o planejamento da atividade turística no território fronteiriço. Como objetivos específicos procura apresentar os desafios enfrentados por esses gestores e identificar as estratégias elaboradas e/ou adotadas para enfrentarem os desafios do turismo na fronteira, além de descrever a participação de seu país vizinho, o Uruguai, no desenvolvimento dessas estratégias. A metodologia utilizada para realização do estudo conta com método comparativo, pesquisa bibliográfica e descritiva com abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas realizadas junto ao Secretário de Cultura e Turismo do município de Jaguarão/RS e o Secretário de Esporte, Cultura e Turismo do município do Chuí, RS. Os principais resultados da pesquisa evidenciam orçamentos reduzidos para a pasta de turismo em ambos os municípios, em relação as estratégias adotadas, as gestões públicas divergem, enquanto o Chuí foca no desenvolvimento local, Jaguarão aposta no desenvolvimento regional. Por fim, no Chuí não há parcerias firmadas com o Uruguai, enquanto em Jaguarão, há o estreitamento destas relações.
Abstract: El presente estudio pretende como objetivo general, comparar la actuación de los gestores públicos de turismo en el município de Jaguarão y de Chuí, RS, Brasil, al que se refiere la gestión y planificación de la actividad turistica en el território fronterizo. Como objetivos específicos busca presentar los desafios enfrentados por esos gestores y identificar las estratégias elaboradas y/o adoptadas para enfrentaren los desafios del turismo en la frontera, además describir la participación de su país vecino, Uruguay, en el desarrollo de esas estratégias. La metodologia utilizada para realización del estúdio cuenta con metodo comparativo, investigación bibliográfica y descriptiva com abordaje cualitativo, a través de entrevistas semiestructuradas con el secretario de cultura y turismo en el município de Jaguarão y lo secretario de desporto turismo y cultura en el município de Chuí/ RS. Los principales resultados de la investigación evidencian presupuestos reducidos para la cartera de turismo en ambos municipios, en relación a las estrategias adoptadas, las gestiones públicas difieren, mientras que Chuí se enfoca en el desarrollo local, Jaguarão apuesta por el desarrollo regional. Por último, en el Chuí no hay asociaciones firmadas con Uruguay, mientras que en Jaguarão, hay el estrechamiento de estas relaciones.
Palavras-chave: Fronteira
Gerenciamento
Planejamento
Políticas Públicas
Turismo
Frontera
Gestión
Planificación
Políticas Públicas
Turismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo
Citação: SENA, Vanessa Saraiva. Turismo na fronteira: gerenciamento público nos municípios do Chuí e Jaguarão no RS. 23p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3937
Data do documento: 1-Set-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaSaraivaSena2018.pdfVanessa Saraiva Sena 2018243.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.