???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3936
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Estratégias de planejamento do Turismo no Cemitério das Irmandades em Jaguarão/RS, Brasil
Autor(es): Moura, Raíssa Souza de
Primeiro Orientador: Farinha, Alessandra Buriol
1° Membro da banca: Leoti, Maria Alice
2° Membro da banca: Fischer, Vanessa Eliza
Resumo: No presente artigo, o tema de estudo é o Cemitério das Irmandades de Jaguarão/RS. O objetivo é colher e analisar o olhar do turista perante o turismo no referido cemitério, além de traçar estratégias de planejamento para o melhoramento do tour no mesmo. O desenvolvimento deste tema e desta pesquisa contribui para mostrar os diversos usos que se pode fazer no espaço cemiterial, valorizando-o como um bem cultural através do turismo. O interesse surgiu devido à criação de um projeto (P.A) sobre turismo cemiterial, com a proposta de um tour no Cemitério das Irmandades. A pesquisa sobre esse tema gera maior visibilidade aos cemitérios, sendo estes locais julgados nefastos e ainda contribui para sua preservação. A metodologia do estudo é uma pesquisa exploratória, com observação de campo e uma aplicação de questionário (via correio eletrônico e manualmente) aos participantes do tour no Cemitério das Irmandades ocorrido nos anos de 2017 e 2018, para coletar suas impressões e experiências no decorrer do passeio. Foi percebido que a maioria das experiências obtidas foram estimulantes e significativas para os participantes e também mostrou que o tour ainda precisa de aperfeiçoamento, mas é válido e indicado como uma ação de educação e preservação do patrimônio local.
Abstract: En el presente artículo, el tema de estudio es el Cementerio de las Hermandades de Jaguarão / RS. El objetivo es cosechar y analizar la mirada del turista ante el turismo en el referido cementerio, además de trazar estrategias de planificación para el mejoramiento del tour en el mismo. El desarrollo de este tema y de esta investigación contribuye a mostrar los diversos usos que se pueden hacer en el espacio cementerial, valorándolo como un bien cultural a través del turismo. El interés surgió debido a la creación de un proyecto (P.A) sobre turismo cementerio, con la propuesta de un tour en el Cementerio de las Hermandades. La investigación sobre este tema genera mayor visibilidad a los cementerios, siendo estos lugares juzgados nefastos y aún contribuye a su preservación. La metodología del estudio es una investigación exploratoria, con observación de campo y una aplicación de cuestionario (vía correo electrónico y manualmente) a los participantes del tour en el Cementerio de las Hermandades ocurrido en los años 2017 y 2018, para recoger sus impresiones y experiencias en el transcurso del curso montar. Se percibió que la mayoría de las experiencias obtenidas fueron estimulantes y significativas para los participantes y también mostró que el tour todavía necesita de perfeccionamiento, pero es válido e indicado como una acción de educación y preservación del patrimonio local.
metadata.dc.subject: Cemitério das Irmandades
Jaguarão, RS
Planejamento
Turismo
Cementerio de las Hermandades
Yaguarón, RS
Planificación
Turismo
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo
metadata.dc.identifier.citation: MOURA, Raíssa Souza de. Estratégias de planejamento do Turismo no Cemitério das Irmandades em Jaguarão/RS, Brasil. 19p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3936
metadata.dc.date.issued: 29-Aug-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RaissaSouzadeMoura2018.pdfRaíssa Souza de Moura 2018414.7 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???