Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3931
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Turismo e a Educação Patrimonial na Escola: a visão de alunos do ensino fundamental de Jaguarão, RS
metadata.dc.creator: Almeida, Kátia Maria Costa Taborda
metadata.dc.contributor.advisor1: Farinha, Alessandra Buriol
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Adriana Pisoni da
metadata.dc.contributor.referee2: Severo, Patrícia Schneider
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetiva apresentar dados sobre a pesquisa apresentada aqui, neste artigo, sob o intuito de perceber o interesse dos alunos da Escola Municipal de ensino fundamental Padre Pagliani Jaguarão, RS, sobre o tema educação patrimonial, espaço que recebeu o Projeto Mais Educação, programa que ofereceu entre outras atividades, tal atividade. Ainda atenta para percepção dos alunos sobre a importância do tema e a relação entre memória e patrimônio. A pesquisa enfatiza o ensino de educação patrimonial e sugere elementos que podem otimizar essas atividades de modo que tal aprendizagem podem contribuições para o desenvolvimento do turismo nesta cidade. A metodologia utilizada foi qualitativa bibliográfica e aplicada entrevista semi-estruturada. Este estudo possibilitou perceber a educação patrimonial nas escolas como importante além de perceber .como essa atividade colaborou no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. A escola como veículo formal de conhecimentos é entendida como facilitadora na compreensão dos conteúdos incluindo os relativos à patrimônios. Então, educação patrimonial é observada como um ensino que qualifica a aprendizagem e colabora para a preservação dos bens culturais e para o turismo.
Abstract: El presente estudio objetiva presentar datos sobre la investigación presentada aquí, en este artículo, con el propósito de percibir el interés de los alumnos de la Escuela Municipal de enseñanza fundamental Padre Pagliani Jaguarão, RS, sobre el tema educación patrimonial, espacio que recibió el Proyecto Más Educación, programa que ofreció entre otras actividades, tal actividad. Aún atenta para la percepción de los alumnos sobre la importancia del tema y la relación entre memoria y patrimonio. La investigación enfatiza la enseñanza de educación patrimonial y sugiere elementos que pueden optimizar esas actividades de modo que tal aprendizaje pueden aportes para el desarrollo del turismo en esta ciudad. La metodología utilizada fue cualitativa, bibliográfica y aplicada entrevista semi- estructurada. Este estudio posibilitó percibir la educación patrimonial en las escuelas como importante además de percibir .como esa actividad colaboró en el proceso de enseñanza / aprendizaje de los alumnos. La escuela como vehículo formal de conocimientos es entendida como facilitadora en la comprensión de los contenidos incluyendo los relativos a los patrimonios. Entonces, la educación patrimonial es observada como una enseñanza que califica el aprendizaje y colabora para la preservación de los bienes culturales y para el turismo.
Keywords: Educação Patrimonial
Turismo
Educação
Jaguarão, RS
Educación Patrimonial
Turismo
Educación
Yaguarón - RS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo
Citation: ALMEIDA, Kátia Maria Costa Taborda. Turismo e a Educação Patrimonial na Escola: a visão de alunos do ensino fundamental de Jaguarão, RS. 24p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3931
Issue Date: 31-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KatiaMariaCostaTabordaAlmeida2018.pdfKátia Maria Costa Taborda Almeida 2018274,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.