???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3929
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O que é que a fronteira tem? a elaboração do evento “sabores da fronteira” como atrativo turístico no município de Jaguarão-RS
Autor(es): Almeida, Daniele Lemos de
Primeiro Orientador: Farinha, Alessandra Buriol
1° Membro da banca: Severo, Patrícia Schneider
2° Membro da banca: Fischer, Vanessa Eliza
Resumo: A região fronteiriça possui peculiaridades e costumes distintos em relação ao restante do país. A cultura e gastronomia das cidades gêmeas, misturam-se, tornando-se híbridas, transformando o local em uma região diferenciada com costumes e características próprias. Esta diversidade torna-se um potencial atrativo, proporcionando o desenvolvimento de destinos turísticos, ao mesmo tempo em que possibilita valorização aos artistas e aos artesãos locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver a proposta de um evento onde seja valorizada a gastronomia e a cultura fronteiriça em Jaguarão, RS, fruto da miscigenação entre os países envolvidos, Brasil e Uruguai. O presente trabalho também proporcionará valorização de empreendedores, artistas e artesãos locais, além de despertar o interesse em preservar fazeres fronteiriços, tão significativos e únicos desta região. A idealização deste evento deve-se à carência de eventos voltados para a cultura e culinária fronteiriça, aliado ao pouco aproveitamento do fluxo de visitantes existente e da fraca oferta gastronômica (bares e restaurantes) no município. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da gastronomia, cultura de fronteira, eventos e o município de Jaguarão, de caráter qualitativo com a utilização de dados secundários. Para a coleta e análise dos dados foi realizada uma entrevista com moradores locais. Também foi feita uma pesquisa de campo e observação para a identificação de iguarias não relacionadas no questionário. O presente trabalho proporcionou a confirmação de que eventos ligados a gastronomia e cultura são poderosos atrativos turísticos e podem sim, desenvolver destinos, consolidando locais, proporcionando movimento da economia local, valorização de artistas e artesãos e melhoria de qualidade de vida da população.
Abstract: La región fronteriza tiene peculiaridades y costumbres distintas en relación al resto del país. La cultura y la gastronomía de las ciudades gemelas, se mezclan, convirtiéndose en híbridas, transformando el lugar en una región diferenciada con costumbres y características propias. Esta diversidad se convierte en un potencial atractivo, proporcionando el desarrollo de destinos turísticos, al tiempo que permite la valorización a los artistas ya los artesanos locales. El objetivo de este trabajo es desarrollar la planificación de un evento donde se valorice la gastronomía y la cultura fronteriza en Jaguarão, RS, fruto del mestizaje entre los países involucrados, Brasil y Uruguay. El presente trabajo también proporcionará valorización de emprendedores, artistas y artesanos locales, además de despertar el interés en preservar las fronteras, tan significativas y únicas de esta región. La idealización de este evento se debe a la carencia de eventos orientados a la cultura y culinaria fronteriza, aliado al poco aprovechamiento del flujo de visitantes existente y de la débil oferta gastronómica (bares y restaurantes) en el municipio. El método utilizado fue investigación bibliográfica y empírica acerca de la gastronomía, cultura de frontera, eventos y el municipio de Jaguarão, de carácter cualitativo con la utilización de datos secundarios. Para la recolección y análisis de los datos se realizó una entrevista con residentes locales. También se realizó una investigación de campo y observación para la identificación de las comidas no relacionadas en el cuestionario. El presente trabajo proporcionó la confirmación de que eventos ligados a la gastronomía y la cultura son poderosos atractivos turísticos y pueden sí, desarrollar destinos, consolidando locales, proporcionando movimiento de la economía local, valorización de artistas y artesanos y mejora de calidad de vida de la población.
metadata.dc.subject: Turismo
Gastronomia
Cultura
Fronteira
Jaguarão, Brasil
Rio Branco, Uruguai
Turismo
Gastronomía
Cultura
Frontera
Yaguarón, Brazil
Rio Branco, Uruguay
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: ALMEIDA, Daniele Lemos de. O que é que a fronteira tem? a elaboração do evento “sabores da fronteira” como atrativo turístico no município de Jaguarão-RS. 52p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3929
metadata.dc.date.issued: 29-Nov-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DanieleLemosdeAlmeida2018.pdfDaniele Lemos de Almeida 20181.36 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???