Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3895
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Massa em conexão: uma websérie observativa-participativa sobre educomunicação para comunidades de periferia
metadata.dc.creator: Nascimento, Luis Felipe do
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Eloísa Joseane da Cunha
metadata.dc.contributor.referee1: Bonito, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Saggin, Lívia Freo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa os procedimentos realizados para a produção de um conjunto de webdocumentários sobre as ONG´s “Énois inteligência jovem” e “ONG Pequeno cidadão”, que trabalham com educomunicação focada em juventude de periferia na cidade de São Paulo. Schaun (2002, p. 82) conceitua a educomunicação como “uma ação política voltada para o aporte da consciência ética e uma pragmática direcionada para as transformações da sociedade”. Por isso, o trabalho educomunicativo desenvolvido por agentes e entidades exerce um papel importante na sociedade, pelo objetivo de formar cidadãos críticos, que compreendam as dinâmicas da mídia e ajam sobre ela. Na observação feita para produzir o documentário junto às ONGs, é possível analisar que as ações possibilitam o acesso ao aparato e à formação necessária para que os alunos e frequentadores dos espaços possam questionar, colaborar, e transformar de alguma forma a realidade de suas comunidades. Este é o eixo que orienta a organização narrativa dos cinco episódios do webdocumentário.
Abstract: This work analyzes the procedures performed for the production of a set of web docs about the NGOs “Énois inteligência jovem” and “ONG Pequeno cidadão” – entities that work with educommunication, focusing on youth from the periphery in the city of São Paulo. Schaun (2002: 82) conceptualizes educommunication as "a political action focused on the contribution of ethical awareness and a pragmatics for the transformations of the society". The educational work developed by agents and entities plays an important role in society, due to the purpose of forming critical citizens, who can understand the dynamics of the media and act on it. In the observation made to produce the documentary with the NGOs, it is possible to analyze that the actions make possible the access to the apparatus and the necessary training so that the students can question, collaborate, and somehow transform the reality of their communities. This is the axis that guides the narrative of the five episodes of the webdocumentary.
Keywords: Educação
Mídia social
Organizações não-governamentais
Juventude
Periferias
Education
Social media
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: NASCIMENTO, Luis Felipe do. Massa em conexão: uma websérie observativa-participativa sobre educomunicação para comunidades de periferia. 2018. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3895
Issue Date: 5-Dec-2018
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Felipe do Nascimento 2018.pdf997,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.