Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3869
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação ambiental como tema transversal nas escolas
metadata.dc.creator: Napp , Scarlatt Vitória
metadata.dc.contributor.advisor1: Benetti , Luciana Borba
metadata.dc.contributor.referee1: Stefenon, Valdir Marcos
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes , Beatriz Stoll
metadata.dc.description.resumo: A transversalidade é quando diferentes disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre os conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra. O presente estudo apresenta uma estratégia transversal, envolvendo o tema Meio Ambiente, na disciplina de Português do 1º ano, turma 201, do Ensino Médio a qual foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes, localizada no município de São Gabriel/RS. Foram abordados temas como: relação do homem com o meio ambiente, formas de proteção do meio ambiente, desmatamento, reciclagem, energias renováveis, ecossistemas, aquecimento global, preservação do meio ambiente, camada de ozônio, lixo eletrônico, cidadania, conscientização, flora, fauna, sustentabilidade, biodiversidade, humanidade, sociedade, natureza, ecologia e poluição. A metodologia desenvolvida foi a partir da prática de projetos temáticos, que proporcionaram uma compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Um dos resultados importantes deste trabalho foi o de despertar nos alunos uma consciência ambiental e promover uma aprendizagem mais significativa, o que ficou evidenciado na interação com os mesmos no decorrer das aulas.
Abstract: Transversity is when different disciplines relate their contents to deepen knowledge and bring dynamics to teaching. The relation between disciplinary contents is the basis for a more interesting teaching, where one subject helps the other. The present study presents a transversal strategy, involving the Environment theme, in the Portuguese course in the 1st grade from highschool, class 201, which was applied at the Escola Estudual de Ensino Médio João Pedro Nunes, located in the municipality of São Gabriel/RS. Topics such as: relationship between man and the environment, ways of protecting the environment, deforestation, recycling, renewable energies, ecosystems, global warming, environmental protection, ozone layer, ewaste, citizenship, awareness, flora, fauna, sustainability, biodiversity, humanity, society, nature, ecology and pollution. The methodology developed was based on the practice of thematic projects, which provided an understanding of the multiplicity of aspects that make up the reality, since it allows the articulation of contributions from several fields of knowledge. One of the important results of this work was to awaken in the students an environmental awareness and promote a more meaningful learning, which was evidenced in the interaction with them during the lessons.
Keywords: Meio ambiente
Parâmetros Curriculares Nacionais
Relação homem-natureza
Environment
National Curricular Parameters
Man-nature relationship
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Gabriel
Citation: NAPP. Scarlatt Vitória . Educação ambiental como tema transversal nas escolas . 42 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas). Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel. São Gabriel. 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3869
Issue Date: Dec-2017
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação ambiental como tema transversal nas escolas .pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.