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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O corpo é livre: estudo do envolvimento entre marcas plus size e as seguidoras da influenciadora digital ju romano no instagram
metadata.dc.creator: Pereira, Pâmela Braz
metadata.dc.contributor.advisor1: Salbego, Juliana Zanini
metadata.dc.contributor.referee1: Andres, Fernanda Sagrilo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Camila Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: As evoluções tecnológicas embasaram mudanças culturais, sociais e digitais. Percebemos que as pessoas estão se moldando e reconfigurando os conteúdos da mídia. Atualmente, a presença dos influenciadores digitais tem sido objeto de interesse dos pesquisadores da área da comunicação, por se tratarem de indivíduos que expõe seus pensamentos e ideias sobre determinados assuntos no ambiente digital. Portanto, nossa pesquisa tem o intuito de articular moda plus size, beleza e influenciadores digitais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é identificar como se constrói o envolvimento das seguidoras da influenciadora digital Ju Romano em relação às marcas plus size no Instagram. Para atingirmos esse objetivo, trabalhou-se com a perspectiva teórica a partir dos autores Santaella (2010), Covaleski (2010), Recuero (2011), Kotler (2012), Bezerra, Guedes e Costa (2016). Como caminho metodológico, partimos da pesquisa exploratória com o desenvolvimento de pesquisa bibliográfica. Trabalhamos, também com análise de conteúdo, sendo uma perspectiva mista, qualitativa e quantitativa, como principal método de análise e coleta de dados para este estudo. O referencial teóricometodológico utilizado abrangeu autores como Gil (2007), Barros e Jorge (2010) sobre pesquisa bibliográfica e Bardim (2009) sobre a técnica de análise de conteúdo. Com o trabalho concluímos que a cibercultura nos permite novos mercados a serem explorados pelas empresas e, desta forma, reconstroem a maneira de pensar o marketing e a comunicação publicitária. Entendemos nosso trabalho como uma forma de contribuir com reflexões e informações relevantes dentro do ambiente acadêmico e mercadológico, sobre as novas mídias sociais e a percepção dos consumidores nesse novo cenário digital. Entendemos que o trabalho dos influenciadores digitais apontam para um novo cenário da publicidade e da construção dos valores para as marcas, que passam a possuir um caráter híbrido em meio a sua mescla com o entretenimento. Percebemos, ainda, que o envolvimento das seguidoras da influenciadora Ju Romano com relação às marcas plus size revelam a criação de uma relação de proximidade e afinidade com as narrativas apresentadas e que proporcionam uma incitação ao empoderamento feminino e ao corpo livre dos padrões sociais estabelecidos.
Abstract: Technological development has given base to cultural changes and a new digital scenario. It is perceptible that people are molding themselves and reconfiguring media’s content. Nowadays, the presence of digital influencers has been an object of interest to researchers on the communication department, for they deal with individuals that expose their thoughts and ideas about determined subjects on digital setting. Therefore, our research has the intention to articulate plus size fashion, beauty and digital influencers. In this sense, the objective of this work is to identify how does the engagement among the followers of the digital influencer Ju Romano is built, concerning plus size brands on Instagram. To achieve this objective, it’s been worked with a theoretical perspective by authors such as Santaella (2010), Covaleski (2010), Recuero (2011), Kotler (2012), Wolf (1992), Bezerra, Guedes and Costa (2016). As a method ological path, it starts with exploratory research and the development of bibliographic research. It’s been worked with content analysis, in a mixed perspective, both quantitative and qualitative, as main examination method and data collection for this study. The theoretical and methodological background uses coverage of authors such as Gil (2007), Barros and Jorge (2010), related to bibliographic research and Bardim (2009) related to the content analysis technic. This work has as conclusion that the cyberculture opens up new markets to be explored by companies, and, that way, rebuilds the approach for thinking marketing and advertising communication. This work is understood as a way to contribute with relevant reflections and data on the academical and market setting, relating to new social medias and the consumers perception on this new digital scenario. It is understood that the digital influencer’s work points out to a new setting on advertising and building values to brands, which begins to have a hybrid character in between its mixes with entertaining. It’s been noticed also that the Ju Romano’s follower’s engagement, in relation to plus size brands, reveal the generation of a more intimate relationship and a growing affinity with the narratives presented, which provides us a fomentation on feminine empowerment and freedom to the body’s social stereotypes stablished.
Keywords: Publicidade
Marca de produtos
Consumidores - Atitudes
Obesos
Influência social
Publicity
Product Brand
Consumers - Attitudes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: PEREIRA, Pâmela Braz. O corpo é livre: estudo do envolvimento entre marcas plus size e as seguidoras da influenciadora digital Ju Romano no instagram. 2018. 81 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3855
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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