Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3849
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Comunicação organizacional na Bruning Tecnometal: uma análise das práticas adotadas
metadata.dc.creator: Almeida, Bruna Pazdziora de
metadata.dc.contributor.advisor1: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
metadata.dc.contributor.referee1: Lubeck, Elisa
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Camila Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever como a indústria de metalmecânica Bruning Tecnometal realiza sua comunicação organizacional, com o intuito de alcançar uma análise detalhada a partir das categorias de comunicação organizacional definidas por Margarida Kunsch: comunicação institucional, administrativa, mercadológica e interna. Tratase de um estudo que utiliza a pesquisa bibliográfica, a pesquisa exploratória qualitativa e a pesquisa exploratória descritiva como base metodológica. O corpus de análise traz entrevistas com profissionais que já foram gestoras da comunicação da Bruning e também percepções obtidas através da observação participante. Como resultado, identifica-se e analisa-se, através de cada categoria, como é realizada a comunicação organizacional da empresa, bem como a gestão das estratégias e canais utilizados para a difusão das informações. Destaca-se o aproveitamento do percurso teórico como um alicerce da constatação resultante do trabalho, e compreende-se que, de fato, as categorias permitiram alcançar os resultados, de analisar de forma clara a comunicação da Bruning.
Abstract: The objective of this study is to describe how a metalworking industry Bruning Tecnometal performs its organizational communication, in order to achieve a detailed analysis from the organizational communication categories defined by Margarida Kunsch: institutional, administrative, marketing and internal communication. This is a study that uses bibliographic research, qualitative exploratory research and descriptive exploratory research as a methodological basis.The corpus of analysis brings interviews with professionals who have already managed Bruning's communication and also perceptions obtained through participant observation. As a result, the organization's organizational communication is identified and analyzed through each category, as well as the management of the strategies and channels used to disseminate information. It is worth noting that the theoretical course is used as a basis for the findings of the study, and it is understood that the categories did indeed achieve the results, clearly analyzing Bruning's communication.
Keywords: Comunicação nas organizações
Bruning Tecnometal
Indústrias metalúrgicas
Communication in organizations
Metallurgical Industries
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: ALMEIDA, Bruna Pazdziora de. Comunicação organizacional na Bruning Tecnometal: uma análise das práticas adotadas. 2018. 64 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3849
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Pazdziora de Almeida 2018.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.