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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Vegetarianismo, identidade e consumo: um estudo etnográfico do grupo VEGetariANOS Iniciantes Brasil no Facebook
metadata.dc.creator: Tonial, Bruna
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Walter Firmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Camila Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Salbego, Juliana Zanini
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar quais são os principais fatores de identidade e consumo que levam um indivíduo a aderir uma dieta vegetariana. O estudo se deu a partir da metodologia teórico-prática conhecida como Etnografia para a internet, com as ferramentas de observação participante e entrevista em profundidade. O objeto de estudo foram as respostas obtidas com três integrantes e uma administradora do grupo VEGetariANOS Iniciantes Brasil na rede social Facebook, além das postagens que se relacionaram com os temas das categorias de análise. A revisão teórica discute o contexto em que a dieta vegetariana está inserida. Partindo da ideia de que os hábitos de consumo influenciam diretamente na formação da identidade do indivíduo contemporâneo, autores como Bauman (2008), Barbosa (2004) e Hall (2006) são citados com seus estudos a fim de traçar um caminho teórico até o papel da alimentação na vida em sociedade. A alimentação é abordada no trabalho com os autores DaMatta (1986), Sahlins (2004) e Joy (2014) como um fator primordial para a construção das identidades, pois é a partir desse ato que se constrói a ideia coletiva do que é “comestível” ou não. A partir das análises realizadas nesta pesquisa é possível afirmar que o vegetarianismo pode ir além da dieta para muitos de seus adeptos. O ativismo e o consumo consciente passam a ser temas de interesse para quem adere a dieta. Conclui-se também que há uma pluralidade de motivações para ser vegetariano, mas que a libertação animal e a preocupação ambiental foram os mais apontados. Por fim, o grupo VEGetariANOS Iniciantes Brasil passa a ser visto como uma rede de apoio para seus integrantes, tanto para o esclarecimento de dúvidas quanto para o estabelecimento de relações sociais.
Abstract: The present research has as objective to investigate what are the main factors of identity and consumption that lead an individual to join a vegetarian diet. The study came from the theoretical-practical methodology known as Ethnography for the internet, with the tools of participant observation and in-depth interview. The object of study were the responses obtained with three members and a manager of group VEGetariANOS Iniciantes Brasil on Facebook social network, in addition to the posts that relate to the themes of the categories of analysis. The theoretical review discusses the context in which the vegetarian diet is inserted. Starting from the idea that the habits of consumption directly influence in the formation of the identity of the individual contemporary, authors such as Bauman (2008), Barbosa (2004) and Hall (2006) are listed with its research seeking to draw a theoretical path of nourishment in life and society. The feeding is approached in the work with the authors DaMatta (1986), Sahlins (2004) and Joy (2014) as a primary factor for the construction of identities, because it is from this act that builds the collective idea of what is "edible" or not. From the analysis performed in this study it is possible to say that vegetarianism can go beyond the diet for many who adhere to it. The activism and conscious consumption passes to be topics of interest to those who adhere to diet. It is also concluded that there is a plurality of motivations to be vegetarian, but that the animal liberation and environmental concerns were the most mentioned. Finally, the group VEGetariANOS Iniciantes Brasil is seen as a support network for its members, both for the clarification of doubts as to the establishment of social relations.
Keywords: Vegetarianismo
Alimentos – Consumo
Comunicação
Facebook (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Identidade
Vegetarianism
Food-Consumption
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: TONIAL, Bruna. Vegetarianismo, identidade e consumo: um estudo etnográfico do grupo VEGetariANOS Iniciantes Brasil no Facebook. 2018. 65 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3845
Issue Date: 4-Dec-2018
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