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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
metadata.dc.creator: Thomas, Larissa Fabiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.contributor.referee1: Feitosa, Sara Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Marcelo da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as implicações dos usos de GIFs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. Para isso, estabelece dois movimentos: o panorâmico e o disparador. No panorâmico, revisa os conceitos de GIF animado (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) e produto audiovisual (MACHADO, 2011). No disparador – que tem o intuito de refletir, em tom ensaístico, sobre as inquietações – utiliza Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) e Sontag (2004). Esse movimento se separa em três disparadores que atuam impulsionando a reflexão: o primeiro aponta semelhanças e diferenças entre os usos da fotografia e os usos das imagens técnicas, buscando entender no que se aproximam e no que se diferenciam; o segundo tem o intuito de refletir se a publicidade faz somente Studium e, por consequência, responder de modo direto ou indireto se o Punctum pode estar presente na fotografia publicitária; e o terceiro reflete sobre o que pode ser peculiar na fotografia. O método que constitui a pesquisa é o bibliográfico e por se tratar de reflexões pode ser entendido como puramente qualitativo. Por fim, o trabalho considera que se torna interessante repensar o papel da fotografia na publicidade.
Abstract: This work intends to reflect about the implications of the uses of animated GIFs, boomerangs, cinemagraphs and audiovisual products for photography in advertisement. For this, it establishes two moviments: the panoramic and the trigger. In the panoramic, it reviews the concepts of animated GIF (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) and audiovisual product (MACHADO, 2011). In the trigger – which reflects, in essay tone, about restlessness – it uses Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) and Sontag (2004). This moviment is separated in three triggers that act stimulating the reflection: the first one points out similarities and differences between the uses of photography and the uses of technical images, to understand in which they approach and in which they differ; the second intends to reflect if advertisement only does Studium and, therefore, answer in a direct way if Punctum can be present in advertisement‘s photography; and the third one reflects on what can be peculiar in photography. The method that builds this research is bibliographic, and because it‘s reflexive, can be considered purely qualitative. At last, the paper finds interesting to rethink the role of photography in advertisement.
Keywords: Fotografia
Fotografia - Técnicas digitais
Publicidade
Processamento de imagens - Técnicas digitais
Comunicação
Redes sociais on-line
Photography
Photography - Digital Techniques
Publicity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: THOMAS, Larissa Fabiane. Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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