Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3835
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O usuário pós-experto: o perfil pressuposto pelos dispositivos de navegação
Autor(es): Biage, Marco Antonio da Luz
Primeiro Orientador: Feil, Gabriel Sausen
1° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
2° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
Resumo: Que as redes sociais são alguns dos ambientes mais populares do ciberespaço não é novidade. Especialmente aquelas que permitem ao indivíduo criar um perfil identitário, tornando a barreira entre o universo virtual e o físico cada vez mais invisível. De 2004 para 2018 muita coisa mudou, mas as informações anteriores podem facilmente ser compartilhadas por ambas as eras. Nessa direção, buscamos entender como uma rede social de 2004 possui um tipo de usuário virtual, já conceituado por Santaella, com base em suas capacidades de navegação. E em 2018, outro perfil de usuário do ciberespaço pode ser encontrado, dessa vez, pressuposto pelos próprios aparelhos de navegação. Diante disso, objetivamos conceituar o perfil do usuário, que chamamos de pós-experto, navegante no cenário de 2018, através de uma análise comparativa entre o Orkut e o Instagram. Visando os intermediários físicos (computador e smartphone), a construção identitária através dos recursos oferecidos pelas redes sociais e as técnicas visuais de ambas.
Resumen : The social networks are one of the most popular spaces of ciberspace, and that is not new. Specially the ones that allowe the user to create his own identity profile, making it invisible the barrier between the virtual and the physical universe. From 2004 to 2018 a lot has changed, but the previous informations can be shared by both eras. In this direction, we study how 2004’s online user, concepted by Lucia Santaella (2001) in 2004, is diferente than the modern user. In 2018, another type can be found, only this time, dictated by its own gadgets. We objective the conceptualization of the user profile, called post-expert, surfer of 2018’s ciberspace, using as base a comparative analysis of Orkut and Instagram. Considering the physical intermediaries (computer and smartphone), the building of an identity with the resources available on the social networks and visuals techniques of them both.
Palabras clave : Ciberespaço
Redes sociais on-line
Computadores
Smartphones
Online social networks
Computers
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : BIAGE, Marco Antonio da Luz. O usuário pós-experto: o perfil pressuposto pelos dispositivos de navegação. 2018. 52 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3835
Fecha de publicación : 6-dic-2018
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Marco Antonio da Luz Biage 2018.pdf2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.