Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3835
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O usuário pós-experto: o perfil pressuposto pelos dispositivos de navegação
metadata.dc.creator: Biage, Marco Antonio da Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.contributor.referee1: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
metadata.dc.contributor.referee2: Salbego, Juliana Zanini
metadata.dc.description.resumo: Que as redes sociais são alguns dos ambientes mais populares do ciberespaço não é novidade. Especialmente aquelas que permitem ao indivíduo criar um perfil identitário, tornando a barreira entre o universo virtual e o físico cada vez mais invisível. De 2004 para 2018 muita coisa mudou, mas as informações anteriores podem facilmente ser compartilhadas por ambas as eras. Nessa direção, buscamos entender como uma rede social de 2004 possui um tipo de usuário virtual, já conceituado por Santaella, com base em suas capacidades de navegação. E em 2018, outro perfil de usuário do ciberespaço pode ser encontrado, dessa vez, pressuposto pelos próprios aparelhos de navegação. Diante disso, objetivamos conceituar o perfil do usuário, que chamamos de pós-experto, navegante no cenário de 2018, através de uma análise comparativa entre o Orkut e o Instagram. Visando os intermediários físicos (computador e smartphone), a construção identitária através dos recursos oferecidos pelas redes sociais e as técnicas visuais de ambas.
Abstract: The social networks are one of the most popular spaces of ciberspace, and that is not new. Specially the ones that allowe the user to create his own identity profile, making it invisible the barrier between the virtual and the physical universe. From 2004 to 2018 a lot has changed, but the previous informations can be shared by both eras. In this direction, we study how 2004’s online user, concepted by Lucia Santaella (2001) in 2004, is diferente than the modern user. In 2018, another type can be found, only this time, dictated by its own gadgets. We objective the conceptualization of the user profile, called post-expert, surfer of 2018’s ciberspace, using as base a comparative analysis of Orkut and Instagram. Considering the physical intermediaries (computer and smartphone), the building of an identity with the resources available on the social networks and visuals techniques of them both.
Keywords: Ciberespaço
Redes sociais on-line
Computadores
Smartphones
Online social networks
Computers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BIAGE, Marco Antonio da Luz. O usuário pós-experto: o perfil pressuposto pelos dispositivos de navegação. 2018. 52 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3835
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marco Antonio da Luz Biage 2018.pdf2,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.