???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3811
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A música de Pedro Ortaça como agente potencializador na preservação da cultura missioneira: sob o viés da comunicação
Autor(es): Batista, Márcia Regina dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Larissa Conceição dos
1° Membro da banca: Lubeck, Elisa
2° Membro da banca: Pinto, Muriel
Resumo: Ao imergirmos estudos sobre memória, entendemos estar entrando não só na história, mas no campo das subjetividades dos sujeitos. Devemos compreender os modos de elaboração coletiva da memória; e o quanto a subjetividade é algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, um tema que cada indivíduo pode interpretar a sua maneira. Acreditamos na possibilidade do surgimento de novas reflexões e aprofundamento dos estudos desta área, quando neste trabalho, o recorte é feito para a música missioneira de Pedro Ortaça, quanto expoente cultural, o qual conta a sua história através de suas perspectivas, alimentando a valorização de sua identidade. A cultura regional missioneira reside entre os coletivos que habitam a região, contudo, faz-se necessário trabalhar na perspectiva de salvaguardar estes elementos, constitutivos desta cultura possibilitando assim, efetividade na comunicação e reconhecimento do papel da comunicação no resgate, promoção e difusão da memória cultura. Nesse trabalho, além do recorte para a música de Pedro Ortaça, único integrante ainda em vida dos Troncos Missioneiros, os quais criaram a identidade missioneira através da música, traz-se um olhar especial para a análise da iconografia contida nas capas dos LP do Pedro Ortaça, o qual dá continuidade a manutenção da cultura missioneira.
Abstract: Al sumergir estudios sobre memoria, entendemos estar entrando no sólo en la historia, sino en el campo de las subjetividades de los sujetos. Debemos comprender los modos de elaboración colectiva de la memoria; y cuanto la subjetividad es algo que varía de acuerdo con el juicio de cada persona, un tema que cada individuo puede interpretar a su manera. Se refiere al sentimiento único del sujeto, su opinión sobre determinado asunto o cosa, es una reacción individual, la cual es construida de acuerdo con sus creencias, valores, experiencias e historias de vida; transforma la realidad que vemos en algo objetivo, externo a la conciencia, además de complementar la subjetividad. Ambas son fundamentales en la construcción de nuestra identidad. La cultura regional misionera, reside entre los colectivos que habitan la región, sin embargo, se hace necesario trabajar en la perspectiva de salvaguardar estos elementos, constitutivos de la cultura misionera. permitiendo así, efectividad en la comunicación y reconocimiento del papel de la comunicación en el rescate, promoción y difusión de la memoria cultural.
metadata.dc.subject: Regionalismo na música
Comunicação
Cultura
Ortaça, Pedro
Regionalismo en la música
Communication
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: BATISTA, Márcia Regina dos. A música de Pedro Ortaça como agente potencializador na preservação da cultura missioneira: sob o viés da comunicação. 2018. 71 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3811
metadata.dc.date.issued: 30-Nov-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Márcia Regina dos Santos Batista 2018.pdf1.76 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???