Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3808
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Abordagem de temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
metadata.dc.creator: Brasil, Aline dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Hunsche, Sandra
metadata.dc.description.resumo: Pesquisas no âmbito da Educação em Ciências têm reconhecido e defendido um ensino baseado na abordagem de temas. Outras pesquisas têm mostrado o potencial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento de diversos trabalhos na Educação Básica. Com base nisto, o presente trabalho busca investigar de que forma o PIBID pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física/PIBID Unipampa Campus Caçapava do Sul/RS, foi construída e aplicada uma proposta de ensino com base no tema “Votorantim em Caçapava do Sul: Vantagens e Desvantagens”, balizada em aproximações ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A proposta foi aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Caçapava do Sul/RS. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista com os pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio do processo de Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias, quais sejam: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, compreende-se que houve dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, mas que tais dificuldades, foram em parte superadas, devido ao envolvimento com o PIBID, e pelo auxílio dos referenciais envolvendo CTS. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, mas que do mesmo modo contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais. Ressalta-se ainda a participação do PIBID, no aprimoramento do trabalho a partir de temas, bem como, a importância da aplicação de propostas temáticas, no que refere-se a construção do conhecimento e da cidadania.
Abstract: Research in the area of Science Education has recognized and defended themes approach. Other research has shown the potential of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) in the development of several works in Basic Education. Based on this, the present work seeks to investigate how the PIBID can contribute to the construction and application of a thematic proposal. To this end, a teaching proposal based on the theme "Votorantim in Caçapava do Sul: Advantages and Disadvantages" was constructed and applied in the context of the subproject Physics /PIBID UNIPAMPA Campus Caçapava do Sul/RS, based on approaches to Science Technology Society (STS). The proposal was applied in a second year of high school class, from a public school system in the city of Caçapava do Sul/RS. To obtain the data, an interview was conducted with the pibidians and a logbook was written by the researcher. The analysis of the data was done through Discursive Textual Analysis. The results were organized through three categories: i) Interdisciplinarity involved in the proposal; ii) Relevance of the theme chosen; iii) Social aspects of the proposal. It is understood that there were difficulties in carrying out the interdisciplinary work, but that these difficulties were partially overcome due to the involvement with the PIBID, and by the help of referentials involving STS. It is also possible to highlight that the chosen theme had an impact on the participation of the students in the classroom, but also contributed to the discussions regarding the social aspects. It is also worth mentioning the participation of PIBID in the improvement of work based on themes, as well as the importance of the application of thematic proposals, in what refers to the construction of knowledge and citizenship.
Keywords: CTS
Proposta temática
PIBID
STS
Thematic proposal
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Caçapava do Sul
Citation: BRASIL, Aline dos Santos. Abordagem de temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS. 2017. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3808
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline dos Santos Brasil - 2017.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.