Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3799
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aprendizagens não-lineares: uma proposta de hipertextualização em ciências no 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Goulart, Débora Catrin Navarrete
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Márcio André Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Márcio André Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Hartmann, Ângela Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Maurer, Rafael Lucyk
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca, através do método cartográfico, fazer emergir e ganhar visibilidade os percursos e estratégias experimentados por uma professora que, implicada em sua própria prática, constitui-se pesquisadora. Uma experiência em busca de construir um novo pensamento, outra perspectiva sobre a aprendizagem, uma nova postura como educador. Esta pesquisa foi realizada numa turma de sexto ano do ensino fundamental numa escola municipal de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul. Teve como objetivo construir e implementar uma proposta de intervenção pedagógica gamificada baseada no conceito de hipertextualização de Pierre Lèvy e nas teorias da Complexidade de Edgar Morin. Também avaliar o potencial para a aprendizagem sistêmica dos alunos em ciências com o intuito de contribuir para criar possibilidades de engendrar e dar visibilidade aos processos autorais e coletivos destas aprendizagens. A proposta envolveu a organização de um site e a elaboração/proposição de situações problema, em forma de narrativas, envolvendo a temática bioma Pampa e noções de ecologia. Esta pesquisa foi orientada por pistas cartográficas tanto na construção e implementação do site quanto na análise das situações problemas e intervenções. A avaliação se deu por meio dos registros realizados pelos alunos no site e pelo diário de bordo da professora/pesquisadora. Em articulação ao problema de pesquisa que interrogava sobre “como propiciar aos alunos uma aprendizagem sistêmica, integrando os conhecimentos, de uma forma inventiva e colaborativa”, foi possível observar ao longo da intervenção e análise dos dados, que as situações problemas mais abertas, bifurcativas propiciaram aos alunos e evidenciaram ao professor-pesquisador momentos de criação/invenção, onde se observou também o tensionamento dos modos atencionais. Ora uma atenção focada, voltada à resolução de tarefas, ora uma atenção distraída, onde emergiram algumas criações. A intervenção do personagem “Defensor do Pampa” auxiliou principalmente nos momentos em que as situações problema não eram tão abertas e tendiam a respostas mais objetivas, fazendo, por meio das intervenções, bifurcações que possibilitassem autoria; embora também se perceba o tensionamento nos modos atencionais da professora/pesquisadora tanto em sala de aula quanto por meio do personagem Defensor do Pampa.
Abstract: This search, through the cartographic method, has the objective to make emerge and get visibility the routes and strategies experimented by a teacher, who, implicated on her own practice, is a researcher. An experience in search of building a new thinking, another perspective on learning, a new posture as an educator. This research was carried out in a class of sixth grade elementary school in Bagé municipal school, in the state of Rio Grande do Sul. Its objective was to build and implement a proposal of a branched pedagogic intervention based on Pierre Lèvy concept of hypertextualization and Edgar Morin theories of complexity. Also evaluate the potential for the systemic learning of students in science with the aim of contributing to create possibilities to engineer and give visibility to the authorship and collective processes of these learning. The proposal involved an organization of a website and the elaboration/proposition of problem situations, in a narrative form, using the theme biome Pampa and notions of ecology. This research was guided by cartographic clues, both in the construction and implementation of the website as in the analysis of the problem situations and interventions. The evaluation was made through the records made by the students on the website and the teacher's/researcher's logbook. In liaison to the research problem, that interrogated about “how to provide students with a systemic learning, integrating knowledge, in an inventive and collaborative way”, it was possible to observe throughout the intervention and analysis of the data, that the more open, bifurcating, problem situations provided to the students and have demonstrated to the teacher-researcher moments of creation/invention, where the work-linked attentional modes was also observed. Now a focused attention, focused on the resolution of tasks, now a distracted attention, where some creations emerged. The intervention of the character "Defender of the Pampa" helped mainly in the moments in which the problem situations were not so open and tended to more objective answers, making, through the interventions, bifurcations that allowed authorship; although the tension is also noticed in the attentive ways of the teacher/researcher both in the classroom and through the character Defender of the Pampa.
Keywords: Complexidade
Tecnologias
Gamificação
Hipertextos
Atenção
Complexity
Technologies
Gamification
Hypertexts
Attention
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: GOULART, Débora Catrin Navarrete. Aprendizagens não-lineares: uma proposta de hipertextualização em ciências no 6º ano do ensino fundamental.115 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3799
Issue Date: 14-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS Débora Navarrete 2018.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open
PROD EDU Débora Navarrete 2018.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.