Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3786
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino de língua adicional a partir de comunidades de prática: uma experiência docente de unidade didática para o curso normal
metadata.dc.creator: Barbosa, Virginia Ponche
metadata.dc.contributor.advisor1: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
metadata.dc.contributor.referee1: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
metadata.dc.contributor.referee3: Camargos, Moacir Lopes de
metadata.dc.contributor.referee4: Alvarez, Maria Isaphi Marlene Jardim
metadata.dc.contributor.referee5: Lebedeff, Tatiana Bolivar
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho surgiu do desejo de buscar novas perspectivas de prática que pudessem vislumbrar outras formas de ensino/aprendizagem da língua adicional/inglês. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e implantar uma unidade didática para o ensino da língua adicional/inglês junto ao primeiro ano do Curso Normal a partir da formação de uma Comunidade de Prática. Para a aplicação do projeto, foi utilizada uma prática de pesquisa-ação na implantação de uma unidade didática com uma turma de primeiro ano do curso normal da rede pública estadual de ensino, no município de Santana do Livramento/RS, entre os meses de abril a agosto de 2018. Durante a intervenção, analisamos de que maneira o trabalho desenvolvido na implantação da unidade didática, a partir de Comunidades de Prática, constituída de 8 módulos, abordando Ensino Baseado em Tarefas e utilizando-se de ferramentas digitais, contribuiu para o ensino de uma língua adicional. Para fundamentar este estudo, o trabalho foi amparado na teoria sobre Comunidades de Prática (LAVE; WENGER, 2007) e em Morrison (1931), para abordarmos sobre a unidade didática. Uma vez que a unidade didática era constituída de oito módulos e dentro de cada módulo haviam diversas atividades a serem desenvolvidas, discorremos sobre o Ensino Baseado em Tarefas, segundo Ellis (2003), e sobre o letramento digital (MORAN, 2004; BUZATO, 2006; LEFFA, 2006), ao abordarmos as ferramentas digitais. A partir do produto elaborado para esta pesquisa-ação, uma Unidade Didática, e das atividades desenvolvidas em cada módulo, realizamos a análise dos dados gerados através dos questionários, rubrica e notas de campo com o intuito de verificar se os objetivos iniciais foram alcançados. O resultado da análise qualitativa e da observação dos dados mostrou que a elaboração da unidade didática, baseada no engajamento dos alunos na formação de Comunidades de Prática, auxilia de maneira significativa os alunos na execução das tarefas. Embora a aprendizagem da língua adicional em estudo tenha focado o aprendizado do vocabulário e de algumas performances da parte de alguns alunos, a interação do grupo e a curiosidade para o além da sala de aula ficou semeada.
Abstract: The present work arose from the desire of seeking for new perspectives of practice that could glimpse other forms of teaching / learning of the additional language / English. In this aspect, the main objective of the research was to develop and implement a didactic unit for the teaching of the additional language / English in the first year of the Normal Course from the formation of a Community of Practice. For the application of the project, it was used an action research practice for the implementation of a didactic unit with a group of the first year of the normal course in a state public school, in Santana do Livramento / RS, from April to August 2018. During the intervetion, it was analyzed how the work developed in the implementation of the didactic unit, from Communities of Practice, constituted of 8 modules, addressing Teaching Based on Tasks and using digital tools, contributed for teaching an additional language. In order to base this study, the work was supported in the theory on Communities of Practice (LAVE ; WENGER, 2007) and by Morrison (1931), to discuss the didactic unit. Since the didactic unit was made up of eight modules and within each module there were several activities to be developed, we discoursed about Teaching Based Tasks by Ellis (2003) and on Digital Literacy (MORAN, 2004; BUZATO, 2006; LEFFA, 2006), when we approach the digital tools. From the product elaborated for this action research, a didactic unit, and the activities developed in each module, we performed the analysis of the data generated through the questionnaires, rubrica and field notes in order to verify if the initials objectives were reached. The result of the qualitative analysis and the observation of the data showed that the elaboration of the didactic unit, based on the students’ engagement in the formation of Communities of Practice, significantly assists the students in the execution of the tasks. Although the learning of the additional language under study has focused on learning vocabulary and some performances on the part of some students, group interaction and curiosity for the beyond the classroom has been sown.
Keywords: Comunidades de prática
Ensino/ aprendizagem de língua adicional
Interação
Communities of practice
Teaching/ learning of additional language
Interaction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citation: BARBOSA, Virginia Ponche. O ensino de língua adicional a partir de comunidades de prática: uma experiência docente de unidade didática para o curso normal. 134 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3786
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS Virginia Barbosa 2018.pdf3,57 MBAdobe PDFView/Open
Prod. Edu. Virginia Barbosa 2018..pdf538,13 kBAdobe PDFView/Open
Prod. Edu. 2 Virginia Barbosa 2018.pdf358,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.