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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A concordância verbal no terceiro ano do ensino médio na perspectiva sociolinguística
metadata.dc.creator: Escobar, Dávine Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Simioni, Taíse
metadata.dc.contributor.referee2: Neuschrank, Aline
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Tais Bopp da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica direcionada a discentes da Educação Básica e centrada na elaboração, implementação e análise de uma Unidade Didática que oportuniza atividades voltadas à reflexão dos diferentes usos da língua e ao conhecimento sobre alguns dos aspectos que levam ou não à aplicação das regras de concordância verbal. O objetivo da proposta é favorecer o entendimento da aplicação das regras de concordância verbal em contextos formais escritos, reconhecendo as diversas manifestações da língua e respeitando a sua diversidade. Para fundamentar este estudo, o trabalho foi construído na perspectiva sociolinguística de Labov (2008) e na visão da sociolinguística educacional apresentada por Bortoni-Ricardo (2005; 2010). Vieira (2008) permitiu a compreensão da concordância verbal a partir de uma abordagem sociolinguística. A proposta foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, localizado no município de Uruguaiana/RS. Realizou-se a análise dos dados obtidos através de gravações em vídeo, áudios, diários reflexivos e produções escritas pelos discentes com a intenção de verificar se os objetivos foram contemplados. Pôde-se compreender que o processo de construção do conhecimento sociolinguístico, apesar de complexo, é possível, e foi efetivado pela realização das atividades da Unidade Didática. Com referência ao pressuposto de Gorski e Coelho (2009), sobre tornar os alunos pesquisadores de sua língua e a sala de aula um laboratório, os resultados obtidos revelam que o propósito de criar condições para que os alunos sejam, de fato, pesquisadores de sua própria língua foi alcançado, pois o envolvimento dos discentes com a proposta realizada propiciou a aproximação deles a diversos contextos e variadas construções possíveis na língua, evidenciando a visão social das comunidades de fala e entendendo as diferentes manifestações da língua em uso.
Abstract: Este trabajo presenta una propuesta pedagógica dirigida a los discentes de la Educación Básica y centrada en la elaboración, implementación y análisis de una unidad didáctica que ofrece actividades dirigidas a la reflexión de los diferentes usos de la lengua y al conocimiento sobre algunos de los aspectos que llevan o no a la aplicación de las reglas de concordancia verbal. El objetivo de la propuesta es favorecer la comprensión de la aplicación de las reglas de concordancia verbal en contextos formales escritos, reconociendo las diversas manifestaciones de la lengua y respetando su diversidad. Para fundamentar este estudio, el trabajo fue construido en la perspectiva sociolingüística de Labov (2008) y en la visión de la sociolingüística educativa presentada por Bortoni-Ricardo (2005;2010). Vieira (2008) permitió la comprensión de la concordancia verbal a partir de un abordaje sociolingüístico. La propuesta fue aplicada en una clase de tercer año de la Enseñanza Media en el Instituto Estadual de Educación Elisa Ferrari Valls, ubicado en el municipio de Uruguaiana / RS. Se realizó el análisis de los datos obtenidos a través de grabaciones en video, audios, diarios reflexivos y reflexiones escritas producidas por los discentes con la intención de verificar si los objetivos fueron contemplados. Se pudo entender que el proceso de construcción del conocimiento sociolingüístico, a pesar de complejo, es posible, y fue efectuado por la realización de las actividades de la unidad didáctica. Con respecto al supuesto de Gorski y Coelho (2009), sobre hacer los alumnos investigadores de su lengua y del aula un laboratorio, los resultados obtenidos revelan que el propósito de crear condiciones para que los alumnos sean, de hecho, investigadores de la propia lengua fue alcanzado, pues la implicación de los estudiantes con la propuesta realizada propició su acercamiento a diversificados contextos y variadas construcciones lingüísticas posibles, evidenciando la visión social de las comunidades de habla y entendiendo las diferentes manifestaciones de la lengua en uso.
Keywords: Concordância verbal
Sociolinguística
Unidade didática
Unidad didáctica
Verbal agreement
Sociolinguistics
Teaching unit
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citation: ESCOBAR, Dávine Carvalho. A concordância verbal no terceiro ano do ensino médio na perspectiva sociolinguística. 104 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3752
Issue Date: 18-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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