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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fanzine na aula de literatura: uma proposta pedagógica de incentivo à leitura e produção textual
metadata.dc.creator: Pereira, Daniela Reischak
metadata.dc.contributor.advisor1: Dornelles, Clara Zeni Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Dornelles, Clara Zeni Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Simões, Luciene Juliano
metadata.dc.contributor.referee3: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre as possibilidades pedagógicas da aplicação de fanzines, caracterizados como publicação de ordem independente ou alternativa, aos conteúdos da disciplina de Literatura do Ensino Médio. O estudo desenvolve uma pesquisa-ação dedicada a analisar a criação de um fanzine como um processo que estimule a percepção das múltiplas possibilidades de leitura de textos verbais e não-verbais, a interação do aluno nas atividades de acompanhamento, interpretação e problematização da leitura visando ao exercício prático da escrita, junto ao segundo ano da Escola Estadual José Gomes Filho, em Bagé-RS. O principal objetivo é analisar as potencialidades da elaboração de fanzines como estratégia e processo para estimular a formação de leitores literários por meio da produção textual em sala de aula. Busca ainda a formação de uma comunidade de leitores literários preparados para o desafio da escrita autoral (POSSENTI, 2002; SIMÕES, 2012) e multimodal. O trabalho visa, além da leitura, pesquisa e reprodução de textos, também a formulação de texto novo e ressignificado por parte dos educandos (GERALDI, 2011) em que se possa registrar indícios de consciência social ou humanização da literatura (CANDIDO, 2011). Para viabilizar o aprofundamento nas propostas, desenvolveu-se uma intervenção baseada na sequência básica de letramento literário (COSSON, 2014) que possibilitou o avanço do trabalho a partir de fases estruturadas que tomam como ponto de partida o conteúdo da poesia romântica para inserir diferentes gêneros textuais permitidos pela publicação. Nesse processo, são descritos a origem histórica e desenvolvimento dos fanzines (MAGALHÃES, 2014) na intenção de verificar sua condição enquanto espaço de livre expressão, criação e aprendizagem de literatura. A investigação se desdobra a partir das concepções de multiletramentos (ROJO, 2012) e da função social exercida pela linguagem para identificar meios de estimular os jovens à leitura e produção de textos e à consequente publicação de sua produção em um fanzine. A intervenção permitiu identificar que, do processo de preparação dos alunos até a montagem da publicação, houve espaço e estímulo para o surgimento de textos autorais, com claros indícios de autonomia criativa, tendo como autores sujeitos socialmente envolvidos em uma comunidade de leitores.
Abstract: This thesis presents a study about the pedagogical possibilities of using fanzine, a publication of independent or alternative order, integrated with the content of high school Literature curriculum. The study develops a research-action dedicated to analyze the creation of a fanzine, which is a process that stimulates the perception of multiple possibilities of reading verbal and non-verbal texts, the student’s interaction in monitoring, interpretation and problematization of reading for the practical exercise of writing, among the students of the second year of a school called “José Gomes Filho”, located in Bagé/RS. The main objective is to analyze the potentialities of fanzine development as a strategy and process to stimulate the formation of literary readers through textual production in the classroom. It also seeks the formation of a community of literary readers prepared for the challenge of authorial (POSSENTI, 2002; SIMÕES, 2012) and multimodal writing. Besides reading, researching and text reproduction, the work aims the formulation of new and resignified texts by the learners (GERALDI, 2011), in which evidence of social conscience or literature humanization can be registered (CANDIDO, 2011). In order to facilitate the deepening of the proposals, an intervention was developed based on the basic sequence of literary literacy (COSSON, 2014) which made possible the progress of the work from structured phases that take as starting point the content of romantic poetry to insert different textual genres allowed by the publication. In this process, the historical origin and development of fanzines are described (MAGALHÃES, 2014) with the purpose of verifying its condition as a free expression, creation and literature learning. The investigation is unfolded starting from the conceptions of multiliteracies (ROJO, 2012) and the social role exercised by the language to identify ways of stimulating the youth to read, to produce texts and consequently to publish their own production in a fanzine. The intervention allowed to identify that, from the process of students’ preparation to the preparation of the publication, there had been space and stimulation for the emergency of authorial texts, with clear clues of creative autonomy, having as authors people socially involved in a community of readers.
Keywords: Fanzine
Autoria
Produção textual
Letramento literário
Authorship
Text production
Literacy literacy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citation: PEREIRA, Daniela Reischak . Fanzine na aula de literatura: uma proposta pedagógica de incentivo à leitura e produção textual. 182 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3750
Issue Date: 28-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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