Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3749
Tipo: Dissertação
Título: A leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidade
Autor(es): Michelotti, Daiane Ventorini Pohlmann
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Camargos , Moacir Lopes de
3° Membro da banca: Manke, Lisiane
Resumo: A presente pesquisa investiga em que medida a leitura dos diversos gêneros discursivos, como ferramentas pedagógicas, contribui para a emancipação do sujeito do campo, através de uma Unidade Didática cuja temática está comprometida com os sujeitos envolvidos no processo. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, são descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com um grupo de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto José Anonni, localizada no município de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin, que conceitua os gêneros discursivos, Caldart, que direciona um novo olhar sobre a Educação do Campo, e Freire, no que se refere a um ensino voltado para a emancipação dos sujeitos. Além disso, buscamos o que postulam as políticas públicas com relação à disciplina de Língua Portuguesa, além de autores que convergem para a conclusão da importância da leitura e trabalho mediado pelo professor, através de variados gêneros discursivos, sem hierarquias. Estes gêneros abordam a temática da vida no campo voltada aos objetivos de desenvolver o sentimento de pertencimento e consequente emancipação dos sujeitos.
Abstract: La presente pesquisa investiga en que medida la lectura de los diversos géneros discursivos, como herramientas pedagógicas, contribuye para la emancipación del sujeto del campo a través de una Unidad Didáctica cuya temática está comprometida con los sujetos envueltos en el proceso. A través de una metodología centrada en la pesquisa-acción son descriptas y analisadas las actividades desarrolladas con un grupo de 6º año de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Ernesto José Anonni ubicada en la ciudad de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin que conceptúa los géneros discursivos, Caldart que direcciona una nueva mirada sobre la Educación del Campo y Freire en lo que se refiere a una enseñanza direccionada para la emancipación de los sujetos. Además buscamos lo que postulan las políticas públicas relacionadas a la asignatura de Lengua Portuguesa, además de autores que convergen para la conclusión de la importancia de la lectura y trabajo mediado por el profesor a través de varios géneros discursivos, sin jerarquía, con la temática de la vida del campo direccionada a los objetivos de desarrollar el sentimiento de pertenencia y consecuente emancipación de los sujetos.
Palavras-chave: Leitura
Gêneros discursivos
Educação do campo
Lectura
Géneros discursivos
Educación del campo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citação: MICHELOTTI, Daiane Ventorini Pohlmann. A leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidade. 99 f.: il. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3749
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dis Daiane Michelotti 2018.pdf3.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prod Edu Daiane Michelotti 2018.pdf6.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.