Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3749
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidade
metadata.dc.creator: Michelotti, Daiane Ventorini Pohlmann
metadata.dc.contributor.advisor1: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Camargos , Moacir Lopes de
metadata.dc.contributor.referee3: Manke, Lisiane
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa investiga em que medida a leitura dos diversos gêneros discursivos, como ferramentas pedagógicas, contribui para a emancipação do sujeito do campo, através de uma Unidade Didática cuja temática está comprometida com os sujeitos envolvidos no processo. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, são descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com um grupo de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto José Anonni, localizada no município de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin, que conceitua os gêneros discursivos, Caldart, que direciona um novo olhar sobre a Educação do Campo, e Freire, no que se refere a um ensino voltado para a emancipação dos sujeitos. Além disso, buscamos o que postulam as políticas públicas com relação à disciplina de Língua Portuguesa, além de autores que convergem para a conclusão da importância da leitura e trabalho mediado pelo professor, através de variados gêneros discursivos, sem hierarquias. Estes gêneros abordam a temática da vida no campo voltada aos objetivos de desenvolver o sentimento de pertencimento e consequente emancipação dos sujeitos.
Abstract: La presente pesquisa investiga en que medida la lectura de los diversos géneros discursivos, como herramientas pedagógicas, contribuye para la emancipación del sujeto del campo a través de una Unidad Didáctica cuya temática está comprometida con los sujetos envueltos en el proceso. A través de una metodología centrada en la pesquisa-acción son descriptas y analisadas las actividades desarrolladas con un grupo de 6º año de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Ernesto José Anonni ubicada en la ciudad de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin que conceptúa los géneros discursivos, Caldart que direcciona una nueva mirada sobre la Educación del Campo y Freire en lo que se refiere a una enseñanza direccionada para la emancipación de los sujetos. Además buscamos lo que postulan las políticas públicas relacionadas a la asignatura de Lengua Portuguesa, además de autores que convergen para la conclusión de la importancia de la lectura y trabajo mediado por el profesor a través de varios géneros discursivos, sin jerarquía, con la temática de la vida del campo direccionada a los objetivos de desarrollar el sentimiento de pertenencia y consecuente emancipación de los sujetos.
Keywords: Leitura
Gêneros discursivos
Educação do campo
Lectura
Géneros discursivos
Educación del campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citation: MICHELOTTI, Daiane Ventorini Pohlmann. A leitura como estratégia pedagógica no processo de emancipação do sujeito do campo: os gêneros discursivos e a temática comprometida com a realidade. 99 f.: il. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3749
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dis Daiane Michelotti 2018.pdf3,33 MBAdobe PDFView/Open
Prod Edu Daiane Michelotti 2018.pdf6,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.