Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3746
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise do uso das tecnologias de informação e comunicação na prática docente de professores de um curso de licenciatura em ciências da natureza
metadata.dc.creator: Cruz, Jeisse Villar
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Ana Carolina Gomes
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista a abrangente realidade tecnológica a qual a sociedade hoje é exposta, buscouse com esta pesquisa traçar o panorama da realidade que compreende o meio da formação docente inicial em um curso de Ciências da Natureza - Licenciatura. Fundamentando-se em documentos como as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada”, a qual define que recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) devem ser inseridos e disponibilizados aos licenciandos durante sua formação. Embasando-se também em autores como Moran (2012) e Kenski (2012), os quais abordam em suas obras a importância do uso das TIC para a Educação, salientando desde a influência do uso dos recursos tecnológicos que acompanham a humanidade durante toda sua evolução, até os benefícios propiciados pelo seu uso nos processos educacionais. A pesquisa desenvolvida apresenta abordagem qualitativa, sendo classificada como exploratória. Trazendo como objetivo analisar o uso de tecnologias na atividade docente de profissionais que atuam em um curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, o estudo foi realizado em uma universidade pública do Estado do Rio Grande do Sul. Fez-se uso de questionário virtual como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos foram analisados com base em Bardin (1977) – Análise de Conteúdo. Por meio da pesquisa pode-se verificar que todos os participantes fazem uso de ferramentas das TIC em suas práticas docentes, destacando-se os seguintes recursos: simuladores e vídeos/filmes. Os participantes relatam o uso de comunicação virtual assíncrona com os licenciandos, principalmente com uso de e-mail, Moodle e redes sociais (Facebook, WhatsApp). Com os dados da pesquisa percebe-se a influencia das TIC no trabalho docente e sua contribuição nas práticas pedagógicas, porém aspectos relacionados à parte técnica dos equipamentos e formação docente ainda prejudicam a sua exploração no ensino.
Abstract: In view of the wide technological reality to which society is exposed today, this research was designed to outline the reality that comprises the medium of the initial teacher training in a course of Nature Sciences - Licenciatura. Based on documents such as the "National Curricular Guidelines for initial training at the higher level (undergraduate courses, pedagogic training courses for graduates and second degree courses) and for continuing education", which defines what Information and Communication (ICT) should be inserted and made available to the graduates during their training. It is also based on authors such as Moran (2012) and Kenski (2012), who discuss in their works the importance of the use of ICT for Education, emphasizing from the influence of the use of technological resources that accompany humanity throughout its evolution , to the benefits provided by their use in educational processes. The research developed presents a qualitative approach, being classified as exploratory. With the objective of analyzing the use of technologies in the teaching activity of professionals who work in a course in Natural Sciences - Licenciatura, the study was carried out at a public university in the State of Rio Grande do Sul. A virtual questionnaire was used as instrument of data collection. The results were analyzed based on Bardin (1977) - Content Analysis. Through the research it can be verified that all participants make use of ICT tools in their teaching practices, highlighting the following resources: simulators and videos / films. The participants report the use of asynchronous virtual communication with the licenciandos, mainly with use of email, Moodle and social networks (Facebook, WhatsApp). The research data shows the influence of ICT in teaching work and its contribution to pedagogical practices, but aspects related to the technical part of the equipment and teacher training still hinder its exploitation in teaching.
Keywords: Formação docente
Ensino de ciências da natureza
Metodologias
Teacher training
Teaching of natural sciences
Methodologies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: CRUZ, Jeisse Villar. Análise do uso das tecnologias de informação e comunicação na prática docente de professores de um curso de licenciatura em ciências da natureza. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3746
Issue Date: 4-Jul-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeisse Villar Cruz.pdfJeisse Villar Cruz1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.