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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A política de capacitação e qualificação dos técnico-administrativos em educação (taes) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
metadata.dc.creator: Pinheiro, Fátima Teresinha Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Thiago da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Colvero, Ronaldo Bernardino
metadata.dc.contributor.referee2: Paniágua, Edson Romário Monteiro
metadata.dc.description.resumo: A dissertação foi elaborada no Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP) do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Nas últimas décadas, o Governo Federal instituiu uma série de dispositivos legais normatizando o desenvolvimento de pessoal, com a intenção de aperfeiçoar o seu quadro de servidores. O Decreto nº 5.707/06 regulamentou a implantação de políticas para o desenvolvimento da administração pública federal, especialmente no conjunto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Estritamente na conjuntura das IFES, uma estrutura legal foi regulamentada para orientar a gestão de pessoas que sentiu a necessidade de implantação de uma política para o desenvolvimento da carreira dos servidores. Baseado nisso, decidimos que o objetivo geral seria o de analisar as políticas de capacitação e qualificação dos técnico-administrativos em educação (TAES) da UNIPAMPA. E os objetivos específicos: 1) Caracterizar e identificar os processos e os instrumentos utilizados na capacitação e qualificação dos TAES da UNIPAMPA; 2) Analisar a gestão de pessoal e sua relação com a capacitação e qualificação dos servidores TAES, tendo por base a teoria relacionada, verificando sua eficácia e as contribuições que poderão trazer ao processo de gestão da universidade; 3) Propor melhorias na capacitação e qualificação dos servidores, para contribuir na tomada de decisões de seus gestores. As referências teóricas abordaram uma conceituação das teorias de motivação, capacitação e qualificação de pessoal e o contexto legal da gestão de pessoas nas organizações públicas. O estudo, de natureza exploratória, quantitativa e qualitativa, utilizou o método de estudo de caso. Para alcançarmos os objetivos propostos, além das pesquisas bibliográfica e documental, realizamos uma pesquisa junto a categoria dos técnicos, com uma amostragem probabilística estratificada, levando em conta 10% de todas as unidades (10 campi, 7 pró-reitorias e a reitoria), com a aplicação de questionários fechados enviados aos técnicos das unidades acadêmicas mencionadas e questionários abertos, ao Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e ao Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas (NUDEPE). Logo após analisarmos os dados recebidos, pode-se ter uma ideia da percepção destes sobre os cursos de capacitação de pessoal oferecidos as unidades e quais pontos são positivos ou não atendem a maior parte das necessidades dos servidores. Com relação à qualificação de pessoal não foi possível uma análise mais apurada, em razão de existir uma lacuna, não foi possível acessar estas informações, impossibilitando questionar os afastados para qualificação.
Abstract: The dissertation was developed in the Professional Masters in Public Policies (PPGPP) of São Borja Campus of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). The last decades, the Federal Government institute a series of legal dispositions regulating the development of personnel, with an intention to perfect its staff of servers. Decree nº 5.707 / 06 has the mission of publishing the federal federal federation, especially in the Federal Institutions of Higher Education (IFES). Strictly at the IFES meeting, a legal framework was regulated to guide the management of people facing the need for a career development policy for servers. That is the serial analysis of the governing governance and advisory in the education (TAES) of the UNIPAMPA. The specific objectives are: 1) To characterize and identify the processes and instruments used in the training and classification of UNIPAMPA TAES; 2) Analyzing their management and their relationship with the capacity and position of TAES subordinates, based on a related theory, checking their scholarship and how they gave rise to the university management process; 3) Provide training and management of servers, to assist in the decision making of their managers. The theoretical references approached the conceptualization of theories of motivation, capacity and qualification of personnel and context. The exploratory, quantitative and qualitative study uses the case study method. In order to reach the proposed objectives, in addition to bibliographical and documentary research, we carried out a survey together with the category of technicians, with stratified probabilistic sampling, taking into account 10% of all units (10 campuses, 7 deactors and the rectory), with the application of closed questionnaires sent to the technicians of the mentioned academic units and open questionnaires, the Pro-Rector of People Management and the Coordinator of the Nucleus of People Development (NUDEPE). Soon after analyzing the data received, one can get an idea of the perception of these about the training courses of personnel offered the units and which points are positive or do not meet most of the needs of the servers. With regard to the qualification of personnel was not possible a more accurate analysis, because of a gap, it was not possible to access this information, making it impossible to question the retired for qualification.
Keywords: Servidores públicos
Administração pública
Serviço público
Política pública
Capacitação de empregados
Administração de pessoal
Universidade Federal do Pampa
Public servants
Public administration
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Citation: PINHEIRO, Fátima Teresinha Rodrigues. A política de capacitação e qualificação dos técnico-administrativos em educação (taes) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 2018. 127 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3744
Issue Date: 22-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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