???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3740
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.creatorSantos, Diovana Santos dos-
dc.date.accessioned2019-02-12T10:44:07Z-
dc.date.available2018-07-17-
dc.date.available2019-02-12T10:44:07Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Diovana Santos dos. Uso de ambiente virtual de aprendizagem no estudo de conceitos do princípio de Arquimedes. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3740-
dc.description.abstractThe manifestation of difficulties linked to the teaching and learning process affects the different levels of teaching and curricular components, among them Physics. This work proposes the use of in a virtual learning environment (AVA), seeking to contemplate the multiple intelligences of the students, providing them with integral training in order to build knowledge about the thematically worked. The research had the objective of analyzing the contributions of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the approach of concepts related to the Archimedes Principle in a course of Nature Sciences - Licenciatura. The application provided an interaction of academics through the Instruction to Peers method. Twenty-six undergraduate students enrolled in a curricular component of Physics that includes Fluid Mechanics participated in the study. The study was based on Gardner's ideas regarding the Multiple Intelligences Theory, Ausubel on meaningful learning and Peters, Costa, Oliveira and others, regarding the use of ICT in teaching. The data collected were analyzed using Bardin's theory of content analysis (2015). From the analysis of this intervention we can gather results such as the intimacy of academics with the use of videos in the process of building knowledge, interest in virtual simulations and ICT resources and the mastery of the scientific concepts they provide. In addition, the interest and motivation demonstrated by the students in the use of the technologies in the classroom became evident.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.subjectMúltiplas Inteligênciaspt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectHydrostaticspt_BR
dc.subjectMultiple Intelligencespt_BR
dc.titleUso de ambiente virtual de aprendizagem no estudo de conceitos do princípio de Arquimedespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.contributor.referee2Carneiro, Janaína Viário-
dc.contributor.referee3Bulegon, Ana Marli-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoA manifestação das dificuldades ligadas ao processo de ensino e de aprendizagem atinge os diferentes níveis de ensino e componentes curriculares, dentre estes a Física. Este trabalho propôs a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), buscando contemplar as múltiplas inteligências dos estudantes, proporcionando a estes, formação integral, a fim de se construir o conhecimento a respeito da temática trabalhada. A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na abordagem de conceitos relacionados ao Princípio de Arquimedes em um curso de Ciências da Natureza - Licenciatura. A aplicação proporcionou uma interação de acadêmicos por meio do método Instrução aos Pares. Participaram da pesquisa 26 acadêmicos de graduação, matriculados em uma componente curricular de Física que contempla a Mecânica dos Fluidos. O estudo embasou-se nas ideias de Gardner em relação à Teoria das Múltiplas Inteligências, de Ausubel sobre a aprendizagem significativa e de Peters, Costa, Oliveira entre outros, em relação ao uso das TIC no Ensino. Os dados coletados foram analisados com auxílio da teoria de análise de conteúdo de Bardin (2015). A partir da análise desta intervenção podese angariar resultados como a intimidade dos acadêmicos com a utilização de vídeos no processo de construção do conhecimento, o interesse pelas simulações virtuais e pelos recursos das TIC e o domínio dos conceitos científicos que estas proporcionaram. Além disso, ficou evidente o interesse e motivação demonstrados pelos acadêmicos na utilização das Tecnologias em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Diovana Santos dos Santos.pdfDiovana Santos dos Santos1.6 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???