???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3730
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Alex Leal de-
dc.creatorOdy, Lissara Polano-
dc.date.accessioned2019-02-12T10:37:06Z-
dc.date.available2019-02-12T10:37:06Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationODY, Lissara Polano. Análise das condições ergonômicas e ambientais em postos de trabalho de motoristas: um estudo de caso sobre caminhões utilizados no meio rural e agroindustrial. Orientador: Alex Leal de Oliveira. 86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal do Pampa; Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3730-
dc.description.abstractThe transportation of cargo that moves the economy of Brazil is conducted with sovereignty through the road system, raising the driver of a truck to a profession of enormous importance for the various economic segments, especially for agribusiness. The objective of the present study was to evaluate the ergonomic and environmental conditions of truck drivers' positions that work in agribusiness related activities. The case study was carried out in the Western Frontier with professional drivers who perform tasks in rural and agroindustrial environments. For postural analysis, we performed filming and the generation of 240 sequential photos as a reference of the activity cycle. Through the software Ergolândia 6.0 the images were analyzed by the RULA method, which resulted in the need for intervention in the drivers posture. In addition, the workstations deserve ergonomic modifications as in seat adjustment and instrumentation panel. Through the Bipolar Questionnaire it was observed that the activity performed by the drivers presents a painful picture. Forced posture, high repetitiveness, discomfort, and fatigue put the biomechanical factor of the worker at risk. Regarding the occupational noise and temperature analyzes, no parameter presented comfort to the individuals according to the normalization of NR 17. The illumination values proved to be quite deficiente due to the lack of a specific standard for the interior of the truck cab. Through the anthropometry of the drivers participating in the study, it was noticed that there is a demand for modification in relation to the truck design for better comfort of the user population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia agrícolapt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectCaminhõespt_BR
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subjectAgricultural engineeringpt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.subjectCargo transportpt_BR
dc.subjectTruckspt_BR
dc.subjectOccupational healthpt_BR
dc.titleAnálise das condições ergonômicas e ambientais em postos de trabalho de motoristas: um estudo de caso sobre caminhões utilizados no meio rural e agroindustrialpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of ergonomic and environmental conditions at workers: a case study on trucks used in the rural and agroindustrial environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoO transporte de cargas que move a economia do Brasil é conduzido com soberania através do sistema rodoviário, sobrelevando o motorista de caminhão a uma profissão de enorme importância para os diversos segmentos econômicos, em especial, para o agronegócio. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as condições ergonômicas e ambientais dos postos de trabalho de motoristas de caminhão que atuam em atividades vinculadas ao agronegócio. O estudo de caso foi realizado na Fronteira Oeste com motoristas profissionais que executam tarefas no meio rural e agroindustrial. Para análise postural, executou-se filmagens e a geração de 240 fotos sequenciais como referencial do ciclo de atividade. Através do Software Ergolândia 6.0 as imagens foram analisadas pelo método RULA, que resultou na necessidade de intervenção na postura dos motoristas. Além disso, os postos de trabalhos merecem modificações ergonômicas como no ajuste do assento e painel de instrumentação. Por meio do Questionário Bipolar foi observado que a atividade exercida pelos motoristas apresenta um quadro doloroso. A postura forçada, alta repetitividade, desconforto e fadiga colocam em risco o fator biomecânico do trabalhador. Em relação as análises de ruído ocupacional e temperatura, nenhum parâmetro apresentou conforto aos indivíduos conforme a normalização da NR 17. Os valores de iluminação mostraram-se bastante deficientes devida à falta de uma norma específica para o interior da cabine de caminhões. Através da antropometria dos motoristas participantes do estudo, foi percebido que existe uma demanda para a modificação em relação ao projeto de caminhões para melhor conforto da população usuária.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Agrícola

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lissara Polano Ody - 2018.pdf2.78 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???