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dc.contributor.advisor1Martins, Tiago Costa-
dc.creatorGoldschmidt , Margarida Cristina-
dc.date.accessioned2019-02-06T14:37:57Z-
dc.date.available2019-02-06T14:37:57Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.citationGOLDSCHMIDT, Margarida Cristina. Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3727-
dc.description.abstractOn the verge of constant evolution of Journalism and Press Office, a demand for change rises. Professional Culture, Working Routine, and Field Knowledge directly interfere on final results of Press Office praxis, as well as on using new methodologies. This paper aims to present methodological contributions on Design Thinking for the praxis of a University’s Press Office. A documental and bibliographical research was carried out on Newsmaking theory, Press Office and Design Thinking - Participant Observation took place in order to map the Press Office of URI Santo Ângelo on Northwest of Rio Grande do Sul – Brazil. Suggested techniques on Press Office were also pointed out. It was a major concern to define points of action on the use of Journalism and Press Office theory, basing on working routine and business organizational charts. Therefore links were made between Newsmaking theory and Press Office as well as the use of Design Thinking tools on Journalism field. During the research it was possible to notice that Design Thinking methodology has relevant contribution to communication field, since it has applicable tools of generation of new products, communication with the press, stories definition, management events, among other processes within Press Office. Finally, the study brings proposals to the application of Design Thinking methodology on Press Office, pointing tools and models that may have applicability on a practical way on the model of the University and in other institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Dilva Carvalho Marques (dilva@unipampa.edu.br) on 2019-02-06T13:53:37Z No. of bitstreams: 1 Margarida Cristina Goldschmidt 2018.pdf: 2014042 bytes, checksum: 5274b397bde2e1461159b1d6044b1265 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Karen Britto (karenbritto@unipampa.edu.br) on 2019-02-06T14:37:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Margarida Cristina Goldschmidt 2018.pdf: 2014042 bytes, checksum: 5274b397bde2e1461159b1d6044b1265 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-06T14:37:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Margarida Cristina Goldschmidt 2018.pdf: 2014042 bytes, checksum: 5274b397bde2e1461159b1d6044b1265 (MD5) Previous issue date: 2018-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssessoria de imprensapt_BR
dc.subjectTrabalho qualificadopt_BR
dc.subjectPress Officept_BR
dc.subjectNewsmakingpt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.titleDesign thinking: uma proposta para assessoria de imprensapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8351382398176572pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Sara Alves-
dc.contributor.referee2Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee3Felippi, Ângela Cristina Trevisan-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9905801409379822pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO momento de transformação do jornalismo, que é acompanhado pelas assessorias de imprensa, demanda mudanças. As influências da cultura profissional, rotinas de trabalho e saberes da profissão interferem no resultado final da prática em Assessoria de Imprensa, como no uso de novas metodologias. Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da metodologia Design Thinking para uma Assessoria de Imprensa de uma Universidade. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre os temas Newsmaking, Assessoria de Imprensa e Design Thinking, definindo pontos de atuação do uso da metodologia no jornalismo e em Assessoria de Imprensa, com base na análise das rotinas de trabalho e estruturas organizacionais. Desse modo, são apresentadas articulações entre o Newsmaking e a Assessoria de Imprensa, bem como relatos de usos do Design Thinking em Jornalismo. São apontadas técnicas de Design Thinking sugeridas para aplicação na Assessoria de Imprensa da URI Santo Ângelo, no noroeste do RS, estruturada com base em uma observação participante da realidade da instituição. A partir da pesquisa, foi possível perceber que a metodologia de Design Thinking tem contribuições relevantes para o campo da comunicação, com aplicações na geração de novos produtos, relacionamento com a imprensa, definição de pautas, eventos gestão, entre outros processos. Ao final, o estudo traz propostas para a aplicação da metodologia de Design Thinking em Assessoria de Imprensa, apontando ferramentas e modelos que podem ter sua utilização de modo prático no modelo da Universidade e em outras organizações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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