Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3679
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ciências forenses e o método aula invertida: contribuições para o ensino de ciências naturais no ensino superior
Autor(es): Antunes, Alisson Araújo
Primeiro Orientador: Sudati, Jéssie Haigert
Coorientador: Coutinho, Cadidja
1° Membro da banca: Sudati, Jessie Haidert
2° Membro da banca: Coutinho, Cadidja
3° Membro da banca: Miranda, Ana Carolina Gomes
4° Membro da banca: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Resumo: O presente trabalho versa sobre a utilização das Ciências Forenses para o Ensino de Ciências Naturais por meio da metodologia Aula Invertida (Flipped Classroom). Quando se refere ao Ensino de Ciências, diversos temas relacionados ao cotidiano podem ser abordados por meio dessa área do conhecimento, sendo assim, uma importante abordagem surge através do cenário de violência brasileira, a qual está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. As ciências forenses é um ramo na Ciência que auxilia na investigação e consequente solução dessas ocorrências, e abrange diversos campos ligados às Ciências Naturais, tais como a física, química e biologia. Principalmente, devido ao fato de disporem de muitas técnicas de maior precisão na solução de crimes, como acidentes de trânsito e balística, identificação de digitais e sangue. Objetivou-se com esse trabalho proporcionar o entendimento de conceitos químicos, físicos e biológicos através de técnicas e métodos científicos, bem como identificar as percepções desses estudantes quanto ao uso da metodologia sala de aula invertida na compreensão dos conceitos abordados. Assim, o desenvolvimento desse projeto deu-se com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Dom Pedrito. Onde, primeiramente, foi elaborado e disponibilizado um material via plataforma Google Classroom abordando conceitos da Ciência Forense e arquivo fotográfico de atividade experimental de cada área (Química – Identificação de Digitais; Biologia – Isolamento DNA e Física – Acidente de trânsito). No encontro presencial os alunos foram desafiados a propor uma solução para uma estória relatando um crime, a fim de aplicarem os conhecimentos das três disciplinas formadoras da área. Esta atividade teve aceitação pelos alunos, pois nas análises dos questionários evidenciou-se uma percepção de que esta metodologia foi um estímulo para o entendimento das Ciências da Natureza. Porém, alguns conceitos científicos abordados necessitem de mais tempo para ser abordado, de forma que se obtenha uma melhor compreensão pelos alunos, como os dados revelados pelas ALP (Associação Livre de Palavras).
Abstract: The present work deals with the use of Forensic Sciences for the Teaching of Natural Sciences through the Flipped Classroom methodology. When referring to Science Teaching, several themes related to daily life can be approached through this area of knowledge, and an important approach is therefore arising through the scenario of Brazilian violence, which is increasingly present in everyday life of society. The forensic sciences is a branch in science that assists in the investigation and consequent solution of these occurrences, and covers several fields related to the Natural Sciences, such as physics, chemistry and biology. Mainly due to the fact that they have many techniques of greater precision in the solution of crimes, such as traffic accidents and ballistics, digital identification and blood. The objective of this work was to provide the understanding of chemical, physical and biological concepts through scientific techniques and methods, as well as to identify the perceptions of these students regarding the use of inverted classroom methodology in understanding the concepts addressed. Thus, the development of this project occurred with academics of the course of Degree in Natural Sciences, Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito. Where, firstly, a material was prepared and made available via the Google Classroom platform, focusing on Forensic Science concepts and photographic archive of experimental activity in each area (Chemistry - Digital Identification; Biology - DNA and Physics Isolation - Traffic Accident). At the presential meeting, the students were challenged to propose a solution to a story about a crime, in order to apply the knowledge of the three disciplines that form the area. This activity was accepted by the students, because in the analysis of the questionnaires it was evidenced a perception that this methodology was a stimulus for the understanding of the Nature Sciences. However, some scientific concepts need more time to be addressed, in order to obtain a better understanding by students, such as the data revealed by the Free Association of Words.
Palavras-chave: Flipped classroom
Metodologia ativa
Conhecimento Forense
Flipped classroom
Active methodology
Forensic knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: ANTUNES, Alisson Araujo. Ciências forenses e o método aula invertida: contribuições para o ensino de ciências naturais no ensino superior. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3679
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alisson Araújo Antunes.pdfAlisson Araujo Antunes5.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.