Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3674
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gênero na educação infantil: concepções e práticas
metadata.dc.creator: Nunes, Williane Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
metadata.dc.contributor.referee2: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender as concepções de um grupo de professores de escolas municipais de educação infantil acerca das questões de gênero, em que se investigou quais são essas concepções e como elas influenciam nas suas práticas em sala de aula. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada através de entrevistas e observações em duas escolas situadas em polos distintos na cidade, pois possuem o maior número de alunos dentre as EMEI do município. Na fundamentação teórica debateu-se acerca dos conceitos principais: gênero, educação infantil e gênero na educação infantil. Após, explorou-se os dados coletados analisando as situações ainda predominantes nas escolas com caráter de demarcar as concepções e práticas relacionadas ao gênero. Ao concluir mostram-se as contribuições deste estudo para a educação infantil.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo comprender los conceptos de un grupo de maestros de escuelas municipales de educación infantil en temas de género, en el que se investigó lo que estos conceptos y cómo influyen en sus prácticas en el aula. La investigación de campo, cualitativa, fue realizado a través de entrevistas y observaciones en dos escuelas ubicadas en diferentes centros de la ciudad, debido a que tienen el mayor número de estudiantes entre la EMES del municipio. En base teórica luchado en los conceptos principales: el género, la educación infantil y de género en la educación infantil. Después de explorar los datos obtenidos mediante el análisis de las situaciones aún prevalece en las escuelas con carácter para delimitar los conceptos y prácticas relacionadas con el género. Cuando termine de mostrar las aportaciones de este estudio para la educación en la primera infancia.
Keywords: Educação infantil
Gênero - concepções e práticas
Educación Infantil
Género - conceptos y prácticas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: NUNES, Williane Rocha. Gênero na educação infantil: concepções e práticas. 22p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3674
Issue Date: 28-Jan-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WillianeRochaNunes2014.pdfWilliane Rocha Nunes 2014113,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.