Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3673
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Colégio Imaculada Conceição: que mulheres formaste? a constituição do feminino e a formação de preconceitos a partir de uma análise de gênero
metadata.dc.creator: Tardiz, Lisiane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Junior, Bento Selau da
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a educação ofertada às mulheres (alunas) do Colégio Imaculada Conceição e suas manifestações atualmente como constituição do feminino. O gênero é o conceito central dessa pesquisa, e é compreendido como constituição social dentro de um contexto histórico. A metodologia usada para a elaboração do estudo foi a pesquisa documental dos registros existentes sobre o Colégio Imaculada Conceição e a entrevista com uma ex-aluna do colégio, em uma abordagem qualitativa. A partir daí, foram observadas as relações de poder relacionadas ao gênero que se estabelecem na sociedade e as manifestações de princípios de uma educação feminina do início do século XX, atualmente. Concluo discutindo os preconceitos e discriminações sofridos pela mulher que tiveram origem a partir desse tipo de ensino.
Abstract: El presente trabajo tiene por objetivo analisar la educación ofertada a las mujeres (alumnas) del Colegio Inmaculada Conceição y sus manifestaciones actualmente como constitución del femenino. El género es el concepto céntrico de esa investigación, y es comprendido como constitución social dentro de un contexto histórico. La metodología usada para la elaboración del estúdio fue la investigación documental de los registros existentes sobre el Colegio Inmaculada Conceição y la entrevista con una ex-alumna del colegio, em um abordaje cualitativo. A partir de ahí, fueron observadas las relaciones de poder relacionadas al género que se establecen em la sociedad y las manifestaciones de principios de una educación feminina del inicio del siglo XX, actualmente. Concluyo discutiendo los prejuicios y discriminaciones sufridos por la mujer que tuvieron origen a partir de ese tipo de enseñanza.
Keywords: Colégio Imaculada Conceição
Educação Feminina
Colegio Inmaculada Concepción
Educación Femenina
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: TARDIZ, Lisiane dos Santos. Colégio Imaculada Conceição: que mulheres formaste? a constituição do feminino e a formação de preconceitos a partir de uma análise de gênero. 26p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3673
Issue Date: 26-Jan-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LisianedosSantosTardiz2014.pdfLisiane dos Santos Tardiz 2014970,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.