???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3672
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: “O carteiro chegou” reflexões sobre o trabalho com a linguagem na educação infantil
Autor(es): Bom, Luíse Faria
Primeiro Orientador: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
1° Membro da banca: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
2° Membro da banca: Ferreira, Darlise Nunes
Resumo: Este estudo buscou produzir reflexões sobre o trabalho com a linguagem na Educação Infantil. Seu objetivo principal é enfocar uma prática de letramento na Educação Infantil como uma forma de valorizar a criança como sujeito de linguagem, sem restringir suas possibilidades ao domínio da escrita. Para tanto, utilizou-se como tipo de pesquisa a intervenção pedagógica, seguindo os pressupostos de Damiani (2013), sendo este dividido em dois processos, a intervenção propriamente dita e a avaliação da intervenção. Esta intervenção foi realizada em uma turma de Jardim de uma escola de Educação Infantil do município de Jaguarão-RS. Para uma análise teórica dos resultados foram utilizadas principalmente as teorias de Magda Soares e o apoio de documentos oficiais que regem a etapa de ensino em questão. A partir deste trabalho foi possível perceber a importância de propiciar aos alunos atividades que trabalhem as várias formas de linguagem das crianças de forma integrada e que tenham significado para os mesmos.
Abstract: Este estudio busco producir reflexiones sobre el trabajo con el lenguaje en la Educación Infantil. Su objetivo principal es enfocar una práctica de letramento en la Educación Infantil como una manera de valorizar el niño como sujeto del lenguaje, sin restringir sus posibilidades a la escrita. Para tanto, se utilizó como tipo de investigación la intervención pedagógica, siguiendo los presupuestos de Damiani (2013), siendo estos divididos en dos procesos, la intervención propiamente dicha e la evaluación de la intervención. Esta intervención fue realizada con un grupo de “Jardim” de una escuela de Educación Infantil del municipio de Jaguarão-RS. Para una analice teórica de los resultados fueron utilizadas principalmente las teorías de Magda Soares y el apoyo de documentos oficiales que rigen la etapa de enseñanza en cuestión. A partir de este trabajo fue posible percibir la importancia de propiciar a los alumnos actividades que trabajen las diversas formas de lenguaje de los niños de manera integrada y que tengan significado para ellos.
metadata.dc.subject: Educação Infantil
Linguagem
Intervenção pedagógica
Educación Infantil
Lenguaje
Intervención pedagógica
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: BOM, Luíse Faria. “O carteiro chegou” reflexões sobre o trabalho com a linguagem na educação infantil. 25p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3672
metadata.dc.date.issued: 28-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LuíseFariaBom2014.pdfLuíse Faria Bom 2014444.3 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???