Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3671
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uso de netbooks em uma classe de alfabetização: implicações pedagógicas a partir da análise da implementação do programa província de São Pedro
metadata.dc.creator: Cardozo, Thamires Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Perez, Cláudia Camerini Corrêa
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada no Instituto Estadual Ensino Espírito Santo (IEEES), situado no município de Jaguarão, Rio Grande do Sul/RS. A pesquisa teve como principal objetivo analisar quais propostas pedagógicas foram promovidas em uma classe de alfabetização no fim de 2014, através da implementação do Programa “Província de São Pedro”, vinculado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Discutimos o uso das tecnologias digitais em sala de aula e problematizamos se o computador e as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) trouxeram contribuições para o processo de alfabetização e letramento dos alunos participantes do programa. Como metodologia foram utilizadas pesquisa bibliográfica e de campo, onde foram observadas as dinâmicas propostas pela professora em sala de aula, e por fim a aplicação de uma proposta de atividade cuja finalidade era promover o uso do computador em sala de aula não como entretenimento, mas sim como instrumento pedagógico. Por fim, apontamos que o computador pode ser utilizado como recurso didático, discutindo os limites e benefícios do uso da tecnologia em sala de aula.
Abstract: En este artículo se presenta un estudio realizado en el Instituto Estadual de Educación Espíritu Santo, localizado en el municipio de “Jaguarão”, “Rio Grande do Sul” (RS). La investigación tuvo como objetivo analizar las propuestas pedagógicas que fueron promovidas en una clase de alfabetización al final del 2014 a través de la aplicación del Programa Provincia de San Pedro, vinculado al Gobierno de Rio Grande do Sul (RS). Discutimos el uso de las tecnologías digitales en las clases y problematizamos silas computadoras y las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) trajeron contribuciones para el proceso de la alfabetización y la alfabetización de los estudiantes que participan en el programa. Como metodología fueran utilizadas la pesquisa bibliográfica y de campo, donde fueron observadas las dinámicas propuestas por el profesor en clase, y, por fin, la aplicación de una actividad propuesta cuyo objetivo fue promover el uso de las computadoras en el salón de clase, no como entretenimiento, sí como una herramienta educativa. Por último, señalamos que la computadora puede ser utilizada como recurso didáctico, discutiendo los límites y los beneficios del uso de la tecnología en clase.
Keywords: Tecnologias Digitais
Computador na sala de aula
Alfabetização
Tecnologías digitales
Computadoras en clase
Alfabetización
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: CARDOZO, Thamires Coelho. Uso de netbooks em uma classe de alfabetização: implicações pedagógicas a partir da análise da implementação do programa província de São Pedro. 27p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3671
Issue Date: 26-Jan-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThamiresCoelhoCardozo2014 .pdfThamires Coelho Cardozo 2014391,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.