Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3670
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.creatorMartins, Sandra da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-30T11:14:26Z-
dc.date.available2015-02-23-
dc.date.available2019-01-30T11:14:26Z-
dc.date.issued2015-01-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Sandra da Silva. O “uso do mercadinho” para ensinar matemática: alguns entendimentos de professores de anos iniciais. 16p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3670-
dc.description.abstractEste artículo discute acerca de la "utilización de la tienda" para enseñar matemáticas, desde elentendimiento de algunosprofesores que trabajanenlosprimerosaños de lasescuelas primarias del interior de Río Grande do Sul. Organizamos uncuestionario que se aplicó a los maestros enlosprimerosañosencuatroescuelas de primaria de este municipio. A partir delanálisis de los discursos, teniendoencuentalossiguientes marcos teóricos: NCP (1997), Walkerdine (1995), WASH (1996, 2002), Knijnik (2013) y otros, organizado lossiguientes grupos de interés: a) Los profesoresentiendenla "utilizar latienda" para trabajarel sistema monetario; b) Los profesoresencuentranla "utilización de latienda" para trabajar como una broma y situaciones concretas. Nos damoscuenta de que los maestros entiendanel "uso de latienda" para trabajarel sistema monetario, lasoperaciones, resolución de problemas, los cálculos tambiénestablecenrelaciónconeldía a díadelestudiante, conlasituación particular y considerar su uso como una broma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Teixeira (cristianeteixeira@unipampa.edu.br) on 2019-01-29T12:40:06Z No. of bitstreams: 1 SandradaSilvaMartins2014.pdf: 484041 bytes, checksum: 627b918d90c0c4e9b9d110310c9cfadb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2019-01-30T11:14:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SandradaSilvaMartins2014.pdf: 484041 bytes, checksum: 627b918d90c0c4e9b9d110310c9cfadb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-30T11:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SandradaSilvaMartins2014.pdf: 484041 bytes, checksum: 627b918d90c0c4e9b9d110310c9cfadb (MD5) Previous issue date: 2015-01-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnseñanza de las Matemáticaspt_BR
dc.subjectPrimerosAñospt_BR
dc.subjectMaestrospt_BR
dc.titleO “uso do mercadinho” para ensinar matemática: alguns entendimentos de professores de anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Pinho, Patricia-
dc.contributor.referee2Salcides, Arlete Maria Feijó-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discute sobre o “uso do mercadinho” para ensinar matemática, a partir dosentendimentos de alguns professores que atuam nos anos iniciais de escolas municipais do interior do Rio Grande do Sul. Organizamos um questionário, que foi aplicado a professores dos anos iniciais em quatro escolas do Ensino Fundamental deste município. A partir das análises das falas, considerando os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), WALKERDINE (1995), LAVE (1996, 2002), KNIJNIK (2013) e outros, organizamos os seguintes grupos de análise: a) Os professores entendem o “uso do mercadinho” para trabalhar o sistema monetário; b) Os professores consideram o “uso do mercadinho” para trabalhar situações concretas e como uma brincadeira. Percebemos que os professores entendem o “uso do mercadinho” para trabalhar o sistema monetário, as operações, a resolução de problemas, os cálculos, também, estabelecem relação com o dia a dia do aluno, com as situações concretas e consideram o seu uso como uma brincadeira.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SandradaSilvaMartins2014.pdfSandra da Silva Martins 2014472,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.