Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3668
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Considerações sobre a escolarização de jovens com quinze anos no ensino fundamental: evidências da educação de jovens e adultos na realidade escolar
Autor(es): Prestes, Carina da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Everton Fêrrêr de
1° Membro da banca: Lima, Kelly Souza de
2° Membro da banca: Machado, Viviane Hasfeld
Resumo: Este trabalho assenta-se na reflexão sobre a escolarização de jovens com 15 anos ou mais que permanecem no ensino fundamental. O envolvimento com a temática descrita emergiu de minha atuação no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID (2012-2015) junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antonio de Sampaio, onde também realizei o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais (2015-1). Assim, refletir sobre a escolarização de jovens a partir de quinze anos no ensino fundamental da escola General Antônio de Sampaio tornou-se o objetivo geral a ser perseguido. Associado a dois objetivos específicos que passam pela necessidade de problematizar a existência de jovens com mais de 15 anos na escola e refletir sobre outras formas de trabalho pedagógico buscando diferenciar o trabalho com estes jovens. Como metodologia, apontamos o estudo de caso, buscando focalizar a situação de escolarização dos jovens da escola e análise documental nas fichas funcionais dos alunos, seus dados referentes à idade e a etapa de escolarização em que se encontram. Acreditamos que é possível vislumbrar algumas possibilidades, aproximando universidade e escola, para potencializar a aprendizagem e propostas educativas adequadas para estes alunos que possuem mais de 15 anos no ensino fundamental.
Abstract: Este trabajo se basa en la reflexión sobre la educación de los jóvenes de 15 o más años de edad que permanecen en la escuela primaria. La participación con el tema descrito surgió de mi trabajo en lo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (20122015) en la Escuela Municipal de Educación Primaria General Antonio de Sampaio, donde también realizó la pasantía supervisada en anos iniciales (2015-1). Así que reflexionar sobre la educación de los jóvenes de quince años en la escuela secundaria general Antonio de Sampaio se convirtió en el objetivo general que se persigue. Asociado con dos objetivos específicos que pasan por la necesidad de poner en duda la existencia de los jóvenes mayores de 15 años en la escuela y reflexionar sobre otras formas de trabajo pedagógico que tratan de diferenciar el trabajo con estos jóvenes. Como metodología, destacamos el estudio de caso, tratando de enfocar la situación de la educación de los jóvenes de la escuela y el análisis de documentos en los datos de las virutas funcionales de estudiantes en respecto a la edad y etapa de escolarización que se encuentran. Creemos que es posible discernir algunas posibilidades, con lo que la universidad y la escuela, para mejorar el aprendizaje y propuestas educativas apropiadas para estos estudiantes que tienen más de 15 años en la escuela primaria.
Palavras-chave: Escolarização de jovens
Propostas educativas
Educación de los jóvenes
Propuestas educativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: PRESTES, Carina da Silva. Considerações sobre a escolarização de jovens com quinze anos no ensino fundamental: evidências da educação de jovens e adultos na realidade escolar. 32p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3668
Data do documento: 18-Dez-2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarinadaSilvaPrestes2015.pdfCarina da Silva Prestes 2015773.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.