Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3666
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O distanciamento da matemática escolar de alunos do 5º ano
metadata.dc.creator: Gonçalves, Fabiano de Quadro
metadata.dc.contributor.advisor1: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por finalidade discutir o afastamento dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Jaguarão/RS da matemática escolar. Organizou-se a pesquisa, usando como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado a uma turma de alunos do 5º ano. Os dados foram organizados estatisticamente e qualitativamente, mostrando que os alunos consideram que a Matemática Escolar: “é muito difícil” e “ruim”, “eu não consigo aprender”, “tenho dificuldades” e “muito medo”. Com isso, conclui-se que, não existe uma causa específica para o afastamento dos alunos da matemática escolar e sim, uma série de fatores que contribuem para a aversão à matemática escolar.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo discutir la eliminación de los estudiantes del quinto año de educación primaria a una escuela pública de Jaguarão / RS de las matemáticas escolares. La búsqueda se organizó utilizando como instrumento de recolección de datos del cuestionario aplicado a un grupo de estudiantes del quinto año. Los datos fueron organizados estadísticamente y cualitativamente, mostrando que los estudiantes consideran que la Matemática Escolar, "es muy difícil" y "malo", "No puedo aprender", "tengo dificultades" y "muy miedo". Por lo tanto, se concluye que no existe una causa especifica para la eliminación de los estudiantes de matemáticas de la escuela y sí, un montón de factores que contribuyen a la aversión a las matemáticas escolares.
Keywords: Matemática Escolar
Afastamento dos Alunos
Matemáticas escolar
Eliminación de los estudiantes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: GONÇALVES, Fabiano de Quadro. O distanciamento da matemática escolar de alunos do 5º ano. 14p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3666
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FabianodeQuadroGonçalves2015.pdfFabiano de Quadro Gonçalves 2015328,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.