Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3664
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O que nos revelam as falas de professores, pais e alunos sobre (in) disciplina e regras no cotidiano de escolas de Jaguarão?
metadata.dc.creator: Araujo, Josiane Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Patrícia dos Santos
metadata.dc.description.resumo: A discussão sobre (in) disciplina não é algo novo nem inédito, mas tem sido apontada na atualidade como um grave problema do cotidiano escolar e uma das questões desta pesquisa é a de como se coloca essa discussão no cenário atual em escolas do Município de Jaguarão. Este trabalho buscou analisar as concepções de professores (as), famílias e alunos sobre (in) disciplina e regras em duas escolas do Município. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com cada um desses grupos e observações em salas de aula. A análise dos dados indicou uma polifonia de vozes dos entrevistados sobre o conceito de indisciplina e que as regras não são construídas coletivamente. Embora pais e alunos saibam apontar algumas das regras da escola os alunos justificam sua observância de maneira heterônoma demostrando não conhecer sua origem e a real necessidade de seu cumprimento. Algumas das conclusões desse trabalho apontam para a necessidade da construção coletiva dos princípios de convivência da sala de aula e da escola e de um trabalho de formação continuada que subsidie os professores e as escolas no sentido de pensar em estratégias pedagógicas para lidar com os fenômenos da indisciplina, incivilidade e violência.
Abstract: La discusión sobre indisciplina no es algo nuevo, ni inédito, pero ha sido señalada en la actualidad como un grave problema del cotidiano escolar y unas de las cuestiones de esta investigación es la de cómo se coloca esa discusión en el escenario actual en las escuelas del Municipio de Yaguarón. Este trabajo busco analizar las concepciones de profesores (as), familias y alumnos sobre la disciplina y reglas en las dos escuelas del Município. Fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas con cada uno de estos grupos y observaciones en salones de clases. El análisis de los datos indico una polifonía de voces de los entrevistados sobre el concepto de indisciplina e que las reglas d la escuela no son construidas colectivamente. Aunque padres y alumnos sepan apuntar algunas de las reglas de la escuela los alumnos justifican sus observaciones de manera heterónoma demostrando no conocer su origen y la real necesidad de su cumplimiento. Algunas de las conclusiones de este trabajo apuntan para la necesidad de la construcción colectiva de los principios de convivencia en salón de clase, de la escuela y de un trabajo de formación continua que subsidie a los profesores e a las escuelas en el sentido de pensar en estrategias pedagógicas para lidiar con los fenómenos de indisciplina, incivilidady violencia.
Keywords: Indisciplina escolar
Cotidiano escolar
Regras
Indisciplina escolar
Diario escolar
Reglas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: ARAUJO, Josiane Rodrigues. O que nos revelam as falas de professores, pais e alunos sobre (in) disciplina e regras no cotidiano de escolas de Jaguarão?. 36p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3664
Issue Date: 18-Dec-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JosianeRodriguesAraujo2015.pdfJosiane Rodrigues Araujo 2015454,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.