???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A matemática do cotidiano e a matemática escolar: o jogo de “bolija”
Autor(es): Gonçalves, Davina Raquel Gonçalves de
Primeiro Orientador: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
1° Membro da banca: Aranda, Silvana Maria
2° Membro da banca: Schumacher, Jane
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar semelhanças ou diferenças da matemática do cotidiano e da matemática escolar, a partir de uma situação de jogo de “bolija” de um grupo de crianças do bairro Kennedy. A pesquisa teve duração de um mês, sendo utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, a filmagem, a transcrição. A partir disso, foi escolhido dois episódios, que foram analisados de acordo com os seguintes referenciais: Gottschalk (2004), Knijnik (2008), Knijnik et. al. (2013), Vilela (2009) e outros. Isso levou a considerar que há semelhanças da matemática do cotidiano com a matemática escolar, mas que não é possível fazer a transferência de um contexto de prática para o outro, pois cada contexto apresenta suas regras e situações.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo identificar las matemáticas similitudes o diferencias cotidianas y matemáticas de la escuela de una situación de juego de "bolija" de un grupo de niños del barrio Kennedy. El estudio duró un mes las siguientes herramientas de investigación que se utilizan: la observación, grabación, transcripción. De esto se eligió dos episodios, que fueron analizados de acuerdo con las siguientes referencias: Gottschalk (2004), Knijnik (2008), Knijnik et. al. (2013), Vilela (2009) y otros. Esto llevó a la conclusión de que hay similitudes matemáticas cotidianas con las matemáticas de la escuela, pero no es posible transferir un contexto práctico a otro, ya que cada contexto presenta sus reglas y situaciones.
metadata.dc.subject: Matemática do Cotidiano
Matemática Escolar
Jogos
Matemáticas de la Vida Cotidiana
Las matemáticas de la Escuela
Juegos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: GONÇALVES, Davina Raquel Gonçalves de. A matemática do cotidiano e a matemática escolar: o jogo de “bolija”. 12p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3657
metadata.dc.date.issued: 9-Dec-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DavinaRaquelGonçalvesdeGonçalves2015.pdfDavina Raquel Gonçalves de Gonçalves 2015415.53 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???