Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3657
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A matemática do cotidiano e a matemática escolar: o jogo de “bolija”
metadata.dc.creator: Gonçalves, Davina Raquel Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
metadata.dc.contributor.referee1: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Schumacher, Jane
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar semelhanças ou diferenças da matemática do cotidiano e da matemática escolar, a partir de uma situação de jogo de “bolija” de um grupo de crianças do bairro Kennedy. A pesquisa teve duração de um mês, sendo utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, a filmagem, a transcrição. A partir disso, foi escolhido dois episódios, que foram analisados de acordo com os seguintes referenciais: Gottschalk (2004), Knijnik (2008), Knijnik et. al. (2013), Vilela (2009) e outros. Isso levou a considerar que há semelhanças da matemática do cotidiano com a matemática escolar, mas que não é possível fazer a transferência de um contexto de prática para o outro, pois cada contexto apresenta suas regras e situações.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo identificar las matemáticas similitudes o diferencias cotidianas y matemáticas de la escuela de una situación de juego de "bolija" de un grupo de niños del barrio Kennedy. El estudio duró un mes las siguientes herramientas de investigación que se utilizan: la observación, grabación, transcripción. De esto se eligió dos episodios, que fueron analizados de acuerdo con las siguientes referencias: Gottschalk (2004), Knijnik (2008), Knijnik et. al. (2013), Vilela (2009) y otros. Esto llevó a la conclusión de que hay similitudes matemáticas cotidianas con las matemáticas de la escuela, pero no es posible transferir un contexto práctico a otro, ya que cada contexto presenta sus reglas y situaciones.
Keywords: Matemática do Cotidiano
Matemática Escolar
Jogos
Matemáticas de la Vida Cotidiana
Las matemáticas de la Escuela
Juegos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: GONÇALVES, Davina Raquel Gonçalves de. A matemática do cotidiano e a matemática escolar: o jogo de “bolija”. 12p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3657
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DavinaRaquelGonçalvesdeGonçalves2015.pdfDavina Raquel Gonçalves de Gonçalves 2015415,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.