Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3656
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A literatura infantil e as aproximações com a matemática escolar
metadata.dc.creator: Pacifico, Cinthia Peres
metadata.dc.contributor.advisor1: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Ourique, Maiane H.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem a finalidade de problematizar as aproximações existentes entre a literatura infantil e a matemática escolar, na perspectiva de investigar as seguintes questões: Como são propostas as histórias nos livros de literatura infantil? Quais as aproximações com a matemática escolar? Para dar conta de tais questões, realizou-se uma pesquisa documental, utilizando os cinco livros de literatura infantil propostos no caderno 6 (seis) do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. As análises foram organizadas a partir de Carneiro (2012), de Knijnik (2013), de Lave (1996,2002) e outros. Consideramos dois grupos de análise: a) Os diferentes contextos das histórias; b) O significado das palavras de Grandezas e Medidas. Portanto, cada história apresenta um contexto de prática diversificado, que vai da floresta até a casa, da relação entre irmãos, da ideia de economia, de tempo, também, os significados das palavras se assemelham aos conceitos do bloco de Grandezas e Medidas.
Abstract: Este artículo tiene la finalidad de problematizar las aproximaciones existentes entre la literatura infantil y las matemáticas escolares, en la perspectiva de investigar las siguientes cuestiones: ¿Cómo son propuestas las historias en los libros de literatura infantil? ¿Cuáles aproximaciones poseen con las matemáticas escolares? Para contestar tales cuestiones, fue hecha una investigación documental, utilizando los cinco libros de literatura infantil propuestos en el cuaderno 6 (seis) del Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Los análisis fueron organizados a partir de Carneiro (2012), de Knijnik (2013), de Lave (1996,2002) y otros. Consideramos dos grupos de análisis: a) Los diferentes contextos de las historias; b) El significado de las palabras de Grandezas y Medidas. Por lo tanto, cada historia presenta un contexto de prácticas diversificado, que va del floresta hasta la casa, de la relación entre hermanos, de la idea de la economía, del tiempo, también, los significados de las palabras se asemejan a los conceptos del bloque de las Grandezas y Medidas.
Keywords: Literatura Infantil
Matemática Escolar
Contexto das Histórias
Grandezas e Medidas
Literatura Infantil
Matemáticas Escolares
Contexto de las Histórias
Grandezas y Medidas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: PACIFICO, Cinthia Peres. A literatura infantil e as aproximações com a matemática escolar. 17p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3656
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CínthiaPeresPacífico2015.pdfCínthia Peres Pacífico 2015370,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.