Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3654
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pinho, Patrícia Moura-
dc.creatorCardozo, Guacira-
dc.date.accessioned2019-01-29T10:52:40Z-
dc.date.available2014-10-07-
dc.date.available2019-01-29T10:52:40Z-
dc.date.issued2014-09-04-
dc.identifier.citationCARDOZO, Guacira. Práticas lúdicas de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética na educação infantil. 17p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3654-
dc.description.abstractEste trabajo tiene por objetivo insertar niños preescolares, del grupo de edad de cuatro a cinco años y once meses, en prácticas lúdicas de reflexión sobre el Sistema de Escritura Alfabética (SEA). La intención es la de provocar situaciones que generen reflexión sobre este sistema por los niños, pudiendo incluso hacerlas alfabetizadas. Sin embargo, el foco de esta investigación no es la alfabetización sistemática y obligatoria de los niños en la Educación Infantil, sino su inmersión en prácticas que las aproximen a la escritura como objeto de conocimiento. Como principios teóricos, abordo la cuestión de la ludicidad y la comprensión de lo que es el Sistema de Escritura Alfabética, en las perspectivas de Ferreiro y Teberosky (1999) y Morales (2012). La metodología utilizada es la investigación-acción, de cuño analítico cualitativo, siendo el campo empírico una clase de preescolar de la red municipal de Educación Infantil de Jaguarão. Los resultados apuntan que los niños preescolares son capaces de observar aspectos formales de los grafismos de la escritura y de realizar hipótesis sobre las relaciones fonema-grafema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Teixeira (cristianeteixeira@unipampa.edu.br) on 2019-01-25T14:59:22Z No. of bitstreams: 1 GuaciraCardozo2014.pdf: 1462847 bytes, checksum: 6969f4a63027eeb22aa03b10114f8946 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2019-01-29T10:52:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GuaciraCardozo2014.pdf: 1462847 bytes, checksum: 6969f4a63027eeb22aa03b10114f8946 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-29T10:52:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GuaciraCardozo2014.pdf: 1462847 bytes, checksum: 6969f4a63027eeb22aa03b10114f8946 (MD5) Previous issue date: 2014-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Escrita Alfabéticapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectSistema de Escritura Alfabéticapt_BR
dc.subjectAlegríapt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.titlePráticas lúdicas de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Lisiane Teixeira de Armas-
dc.contributor.referee2Aranda, Silvana Maria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo inserir crianças pré-escolares, da faixa etária de quatro a cinco anos e onze meses, em práticas lúdicas de reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A intenção é a de provocar situações que gerem reflexão sobre este sistema pelas crianças, podendo até torná-las alfabetizadas. Contudo, o foco desta pesquisa não é a alfabetização sistemática e obrigatória das crianças na Educação Infantil, mas sua imersão em práticas que as aproximem da escrita como objeto de conhecimento. Como princípios teóricos, abordo a questão da ludicidade e a compreensão do que é o Sistema de Escrita Alfabética, nas perspectivas de Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012). A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, de cunho analítico qualitativo, sendo o campo empírico uma turma de pré-escola da rede municipal de Educação Infantil de Jaguarão. Os resultados apontam que as crianças pré-escolares são capazes de observar aspectos formais dos grafismos da escrita e de realizar hipóteses sobre as relações fonema-grafema.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuaciraCardozo2014.pdfGuacira Cardozo 20141,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.