Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3654
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas lúdicas de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética na educação infantil
metadata.dc.creator: Cardozo, Guacira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinho, Patrícia Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Lisiane Teixeira de Armas
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo inserir crianças pré-escolares, da faixa etária de quatro a cinco anos e onze meses, em práticas lúdicas de reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A intenção é a de provocar situações que gerem reflexão sobre este sistema pelas crianças, podendo até torná-las alfabetizadas. Contudo, o foco desta pesquisa não é a alfabetização sistemática e obrigatória das crianças na Educação Infantil, mas sua imersão em práticas que as aproximem da escrita como objeto de conhecimento. Como princípios teóricos, abordo a questão da ludicidade e a compreensão do que é o Sistema de Escrita Alfabética, nas perspectivas de Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012). A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, de cunho analítico qualitativo, sendo o campo empírico uma turma de pré-escola da rede municipal de Educação Infantil de Jaguarão. Os resultados apontam que as crianças pré-escolares são capazes de observar aspectos formais dos grafismos da escrita e de realizar hipóteses sobre as relações fonema-grafema.
Abstract: Este trabajo tiene por objetivo insertar niños preescolares, del grupo de edad de cuatro a cinco años y once meses, en prácticas lúdicas de reflexión sobre el Sistema de Escritura Alfabética (SEA). La intención es la de provocar situaciones que generen reflexión sobre este sistema por los niños, pudiendo incluso hacerlas alfabetizadas. Sin embargo, el foco de esta investigación no es la alfabetización sistemática y obligatoria de los niños en la Educación Infantil, sino su inmersión en prácticas que las aproximen a la escritura como objeto de conocimiento. Como principios teóricos, abordo la cuestión de la ludicidad y la comprensión de lo que es el Sistema de Escritura Alfabética, en las perspectivas de Ferreiro y Teberosky (1999) y Morales (2012). La metodología utilizada es la investigación-acción, de cuño analítico cualitativo, siendo el campo empírico una clase de preescolar de la red municipal de Educación Infantil de Jaguarão. Los resultados apuntan que los niños preescolares son capaces de observar aspectos formales de los grafismos de la escritura y de realizar hipótesis sobre las relaciones fonema-grafema.
Keywords: Sistema de Escrita Alfabética
Ludicidade
Educação Infantil
Sistema de Escritura Alfabética
Alegría
Educación Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: CARDOZO, Guacira. Práticas lúdicas de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética na educação infantil. 17p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3654
Issue Date: 4-Sep-2014
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuaciraCardozo2014.pdfGuacira Cardozo 20141,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.