Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3652
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A pedagogia hospitalar: reflexões acerca de uma experiência de ensino na Santa Casa de Caridade de Jaguarão
metadata.dc.creator: Pereira, Priscila de Fátima
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Júnior, Bento Selau da
metadata.dc.contributor.referee1: Hammes, Lúcio Jorge
metadata.dc.contributor.referee2: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
metadata.dc.description.resumo: Apresentam-se os resultados de uma intervenção realizada na Santa Casa de Caridade da cidade de Jaguarão. O objetivo principal deste estudo foi identificar os principais aspectos pedagógicos relativos à atuação do pedagogo, assim como compreender como se dá a relação entre professor e aluno dentro do ambiente hospitalar. Acreditando-se na pedagogia hospitalar como campo de atuação do pedagogo, buscou-se fazer uma investigação teórica para que as informações obtidas através das intervenções pudessem ser interpretadas. A partir do desenvolvimento do trabalho, pode-se constatar que as intervenções pedagógicas, além de despertar nas crianças a vontade de aprender, certamente possibilitou lhes um retorno à escola menos traumático, ou seja, elas não se sentiram em defasagem em relação a seus colegas, uma vez que não deixaram de realizar as atividades escolares.
Abstract: Se presentan los resultados de una intervención realizada en la Santa Casa de Caridad de la ciudad de Jaguarão. El objetivo principal de este estudio fue identificar los principales aspectos pedagógicos relativos a la actuación del pedagogo, así como comprender cómo se da la relación entre profesor y alumno dentro del ambiente hospitalario. Al crecer en la pedagogía hospitalaria como campo de actuación del pedagogo, se buscó hacer una investigación teórica para que las informaciones obtenidas a través de las intervenciones pudieran ser interpretadas. A partir del desarrollo del trabajo, se puede constatar que las intervenciones pedagógicas, además de despertar en los niños la voluntad de aprender, ciertamente les permitió un retorno a la escuela menos traumática, o sea, ellas no se sintieron en desfase en relación a sus colegas , ya que no dejaron de realizar las actividades escolares.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Intervenção
Pedagogo
Pedagogía hospitalaria
Intervención
Pedagogo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: PEREIRA, Priscila de Fátima. A pedagogia hospitalar: reflexões acerca de uma experiência de ensino na Santa Casa de Caridade de Jaguarão. 15p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3652
Issue Date: 7-Dec-2010
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrisciladeFatimaPereira2010.pdfPriscila de Fátima Pereira 2010138,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.