Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3651
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Algumas considerações sobre o processo de alfabetização de crianças cegas
metadata.dc.creator: Rosa, Louise Nunes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Júnior, Bento Selau da
metadata.dc.contributor.referee1: Pozzebon, Maria Catharina
metadata.dc.contributor.referee2: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o processo de alfabetização de crianças cegas, identificando as estratégias pedagógicas necessárias para esta prática. Para atingir os resultados desta pesquisa bibliográfica, foram utilizados os procedimentos metodológicos seguidos por Lima e Mioto (2007). A alfabetização é um processo muito importante para a formação de uma criança, seja vidente ou cega, e o que determina o sucesso deste processo são as estratégias utilizadas pelos pedagogos. Alfabetizar crianças cegas não difere muito de alfabetizar crianças videntes, mas é preciso adaptar o processo para suprir as limitações decorrentes da falta de visão. Faz-se necessário que os alfabetizadores tenham o devido conhecimento teórico para melhor prover sua prática, o que oportunizará aos cegos a possibilidade de independência e autonomia, elevando sua auto-estima e, principalmente, a conquista de espaços sociais por sua via competência acadêmica.
Abstract: Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre el proceso de alfabetización de niños ciegos, identificando las estrategias pedagógicas necesarias para esta práctica. Para alcanzar los resultados de esta investigación bibliográfica, se utilizaron los procedimientos metodológicos seguidos por Lima y Mioto (2007). La alfabetización es un proceso muy importante para la formación de un niño, sea vidente o ciega, y lo que determina el éxito de este proceso son las estrategias utilizadas por los pedagogos. Alfabetizar niños ciegos no difiere mucho de alfabetizar a los niños videntes, pero hay que adaptar el proceso para suplir las limitaciones derivadas de la falta de visión. Se hace necesario que los alfabetizadores tengan el debido conocimiento teórico para mejor proveer su práctica, lo que oportunizará a los ciegos la posibilidad de independencia y autonomía, elevando su autoestima y, principalmente, la conquista de espacios sociales por su vía competencia académica.
Keywords: Alfabetização
Crianças cegas
Alfabetización
Niños ciegos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: ROSA, Louise Nunes da. Algumas considerações sobre o processo de alfabetização de crianças cegas. 15p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3651
Issue Date: 21-Dec-2010
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LouiseNunesdaRosa2010.pdfLouise Nunes da Rosa 2010258,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.