Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3650
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A brinquedoteca como atividade pedagógica na formação inicial dos alunos em estágio de educação infantil no curso de pedagogia
Autor(es): Crespo, Patricia Oliveira
Primeiro Orientador: Gritti, Silvana Maria
1° Membro da banca: Pinho, Patrícia Moura
2° Membro da banca: Armas, Lisiane Teixeira de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições da brinquedoteca da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) para os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que estão em período de estágio nas turmas de Educação Infantil do Município de Jaguarão. Para tanto esta pesquisa buscou desvelar a importância e o significado deste espaço para os acadêmicos em processo de formação. Busquei apreender como os acadêmicos compreendem e se apropriam deste espaço de aprendizagem. Para esta pesquisa foram realizadas observações das visitas de oito estagiários e dos seus alunos a brinquedoteca, também foram feitas entrevistas com estes mesmos estagiários. Com esta pesquisa foi possível analisar que apesar de alguns estagiários não terem realizado um planejamento prévio para essa visitação, alguns souberam aproveitar o espaço para realizar intervenções ou até mesmo para avaliar o conhecimento dos seus alunos, percebendo que a brinquedoteca é um espaço não só de diversão, mas principalmente de aprendizagens.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo identificar las contribuciones de la Universidad Federal del juguete de Pampa (UNIPAMPA) para los académicos Pedagogía de golf, que están en período de prueba en el kinder clases Municipio Jaguarão. Por tanto, este estudio trata de descubrir la importancia, la importancia de esta área para los estudiantes en el proceso de formación. Traté de aprender los estudiantes a entender y apropiarse de este espacio de aprendizaje. Para esta investigación se llevaron a cabo observaciones de visitas de ocho alumnos y sus alumnos el juguete también llevaron a cabo entrevistas con estos mismos alumnos. Esta investigación fue posible analizar que aunque algunos alumnos no habían realizado antes de la planificación de esta visita, se aprovecharon un poco de espacio para las intervenciones o incluso para evaluar los conocimientos de sus alumnos, al darse cuenta de que el juguete no es sólo un espacio de divertido, pero sobre todo el aprendizaje.
Palavras-chave: Brinquedoteca
Planejamento
Formação do pedagogo
Juguete
Planificación
Formación del pedagogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: CRESPO, Patricia Oliveira. A brinquedoteca como atividade pedagógica na formação inicial dos alunos em estágio de educação infantil no curso de pedagogia. 21p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3650
Data do documento: 22-Mai-2013
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatríciaOliveiraCrespo2013.pdfPatricia Oliveira Crespo 2013297.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.